17 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chile e México trabalharão para estreitar suas relações

Ebrard-e-Boric

Chile e México trabalharão para estreitar suas relações

Santiago do Chile, 7 jan (Prensa Latina) O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, e o ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, concordaram aqui em trabalhar para fortalecer os laços bilaterais e elevar a voz da América Latina em nível internacional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Boric recebeu Ebrard ontem no local conhecido como La Moneda Chica, o centro de operações do futuro presidente.

“Vamos iniciar uma era de aprofundamento das relações de fraternidade entre os povos latino-americanos”, disse Boric, que prometeu fazer todos os esforços para que “a voz da região surja no mundo global”.

O Ministério das Relações Exteriores mexicano, por sua vez, reiterou seu compromisso e vontade de continuar fortalecendo os laços com o próximo governo, a fim de aprofundar a parceria estratégica.

“O relacionamento México-Chile alcançará novas alturas a partir de março”, escreveu Ebrard em sua conta no Twitter.

O chefe da diplomacia confirmou sua presença na posse do candidato de esquerda em 11 de março e estendeu um convite para visitar o México e encontrar-se com o Presidente Andrés Manuel López Obrador.

Boric, da coalizão Apruebo Dignidad, venceu as eleições de 19 de dezembro com uma ampla vantagem sobre seu rival, o de extrema-direita José Antonio Kast, e tornou-se o mais jovem e mais votado presidente eleito do Chile na história do país.

“O triunfo no Chile, juntamente com a presença de vários governos progressistas, dará uma nova intensidade à luta por uma voz comum na América Latina e no Caribe”, disse Ebrard.

Neste sentido, ele mencionou a coincidência de posições entre o México e outros governos como o da Bolívia, Argentina e agora o do Chile.

Durante sua visita, a ministra das Relações Exteriores foi à sede da Convenção Constitucional, onde se encontrou com a presidente cessante daquele órgão, Elisa Loncon, a quem reconheceu por sua luta em favor do povo mapuche, das comunidades indígenas e dos direitos das mulheres.

O Ministro das Relações Exteriores participará hoje na Argentina da reunião dos Ministros das Relações Exteriores da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe.

acl/car/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.