27 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Convenção Constitucional chilena elegerá nova diretiva (+Foto)

Convenção Constitucional chilena elegerá nova diretiva

Convenção Constitucional chilena elegerá nova diretiva (+Foto)

Santiago do Chile, 4 jan (Prensa Latina) A Convenção Constitucional encarregada de redigir uma nova constituição no Chile renovará hoje sua diretiva, atualmente liderada pela acadêmica mapuche Elisa Loncon.

Entre as figuras que podem substituí-la no cargo estão a ex-candidata à presidência Beatriz Sánchez, do Frente Amplio; a cientista Cristina Dorador, a ex-prefeita Ramona Reyes, do Partido Socialista; e a jornalista independente Patricia Politzer.

Convenção Constitucional chilena elegerá nova diretiva

Em declarações à imprensa, Loncon manifestou a sua satisfação pelo fato de a próxima presidenta daquele órgão também ser uma mulher, o que demonstra, segundo ela, a liderança feminina na política que emergiu desse processo.

Ela especificou que quem for eleita deve seguir os regulamentos e manter o que já existe, como multinacionalidade, paridade, diversidade, descentralização e os direitos da mãe terra.

A convenção é resultado da eclosão social de 2019 contra o modelo neoliberal, que abriu caminho para a criação de uma nova lei fundamental em substituição à vigente desde a época da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Há pouco mais de dois anos a população saiu às ruas para protestar contra a desigualdade social e exigir um novo modelo de Estado que garanta saúde pública universal, educação de qualidade e melhorias nas pensões, entre outras demandas.

Instalada em 4 de julho, esta assembleia constituinte tem prazo até meados do ano para redigir o texto, que deverá ser submetido a plebiscito, com sufrágio obrigatório, onde os cidadãos votarão em duas opções: aprovação ou rejeição.

Para os seus dirigentes, uma das dificuldades enfrentadas é não ter contado com o apoio direto do Governo de Sebastián Piñera.

“Eles tentaram deixar a marcha constituinte sozinha, mas a deixaram tão sozinha que ela não podia sair. Foi um trabalho muito potente que tivemos que fazer para gerar as condições institucionais, organizacionais e procedimentais que permitiram seu funcionamento”, declarou seu vice-presidente, Jaime Bassa.

Bassa considerou positiva para o trabalho da convenção a eleição como presidente do Chile do candidato de esquerda Gabriel Boric.

“Uma fase diferente se abre na fase de encerramento, com um presidente que apoiou o processo constituinte e que também garantirá a autonomia da Convenção para poder concretizá-la”, declarou.

mgt / car / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES