22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nova jogada do Trump para evitar a justiça

Nova jogada do Trump para evitar a justiça

Nova jogada do Trump para evitar a justiça

Washington, 20 dez (Prensa Latina) O ex-presidente americano Donald Trump entrou hoje com uma ação judicial contra a Procuradora Geral de Nova York Letitia James, uma democrata, na tentativa de bloquear uma investigação civil sobre os negócios do magnata.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No processo, os advogados de Trump chamaram a investigação de James de uma tentativa de miná-lo politicamente e a acusaram de violar os direitos constitucionais do ex-presidente.

As investigações iniciadas por James não estão de forma alguma ligadas a objetivos legítimos de aplicação da lei, mas são meramente um esforço dissimulado para difamar publicamente o magnata e seus associados, a ação judicial reivindicada.

Sua missão”, acrescentou, “é guiada unicamente pelo animo político e um desejo de assediar, intimidar e retaliar contra um cidadão particular que ela considera um adversário político”.

O processo, que foi relatado pela primeira vez pelo The New York Times, é mais uma tentativa do empresário nova-iorquino de escapar da justiça, de acordo com especialistas.

A ação judicial vem dois anos após a investigação de James sobre se as empresas da Trump inflacionaram ilegalmente seus ativos para atrair investidores e obter benefícios fiscais.

A sonda funciona em paralelo com uma investigação criminal pelo promotor Cyrus Vance Jr., um democrata de Manhattan.

Em meados de outubro, Trump entrou com uma ação judicial para bloquear a liberação dos registros da Casa Branca relacionados com o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio, o dia em que seus partidários tentaram impedir a vitória eleitoral de Joe Biden.

O processo pediu a um juiz federal que declarasse inválido qualquer pedido do comitê legislativo e impedisse que o Arquivo Nacional liberasse mais material.

O ex-presidente (2017-2021) é acusado de incitar a agitação com suas constantes falsas alegações de fraude nas eleições presidenciais de novembro de 2020.

mem/age/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.