27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Campanha eleitoral chilena entra em sua reta final

Campanha eleitoral chilena entra em sua reta final

Santiago do Chile, 13 dez (Prensa Latina) Os candidatos à presidência chilena, Gabriel Boric e José Antonio Kast, participarão hoje do último debate antes das eleições, uma reunião que deverá ser tensa devido às diferenças entre os dois candidatos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O programa, organizado pela Associação Nacional de Televisão, terá duração de duas horas, durante as quais os candidatos tentarão convencer os indecisos de seus planos para o governo.

Nas eleições de 21 de novembro, Kast, do Partido Republicano de extrema-direita, ficou em primeiro lugar com apenas dois pontos de vantagem sobre Boric, da coalizão de esquerda Apruebo Dignidad, embora todas as pesquisas publicadas posteriormente deem ao segundo colocado uma vantagem para o segundo turno de 19 de dezembro.

Para Mauricio Morales, analista político e acadêmico da Universidade de Talca, o debate será o mais “tenso e conflituoso” desde o retorno à democracia em 1990.

“Não apenas por causa das diferenças entre as plataformas, mas também por causa das óbvias diferenças pessoais”, Morales foi citado como tendo dito pela Radio Cooperativa.

No dia anterior, apoiadores de ambos os candidatos se enfrentaram na Plaza Baquedano, conhecida como Plaza de la Dignidad, resultando em duas pessoas feridas.

Por meio de seu perfil na rede social Twitter, Boric apelou aos cidadãos para não serem divididos pela disputa eleitoral.

“Peço, de ambos os lados, que mantenhamos o debate sobre ideias e propostas e nunca cheguemos a atos de violência. Todos nós amamos o Chile e queremos o melhor para nosso país”, disse ele.

Seu coordenador de campanha, Giorgio Jackson, lamentou que o tom do segundo turno seja a guerra suja, baseada nas mentiras dos adversários.

Além do debate televisionado, os candidatos à cadeira presidencial farão uma turnê por diferentes províncias do país e na quinta-feira realizarão suas cerimônias de encerramento de campanha.

jf/car/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.