18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pedem no Chile reparação às vítimas de violações de direitos humanos

Chile, reparación, víctimas, violaciones, DDHH

Pedem no Chile reparação às vítimas de violações de direitos humanos

Santiago do Chile, 12 dez (Prensa Latina) O Instituto Nacional de Direitos Humanos (INDH) do Chile solicitou ao Estado a aprovação de uma lei de reparação às vítimas da repressão policial e militar contra as mobilizações sociais de 2019.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Sergio Micco, diretor do INDH, fez a demanda após lamentar o suicídio neste final de semana de Patricio Pardo, 26, que não conseguiu sair da depressão após sofrer trauma ocular durante as manifestações.

Isso confirma a urgência de uma lei de reabilitação abrangente que inclua atendimento psicológico e acompanhamento às vítimas, disse Micco.

Em 18 de outubro de 2019, teve início um movimento nesta capital, impulsionado por estudantes, contra o aumento da tarifa do metrô, que posteriormente se espalhou pelo país e demonstrou o descontentamento da população com as desigualdades sociais e o modelo neoliberal.

Os protestos foram reprimidos com violência pela polícia e pelas Forças Armadas, resultando em cerca de 30 mortes, milhares de feridos e 460 pessoas com lesões oculares devido ao disparo de balas de borracha ou bombas de gás lacrimogêneo.

Dois anos depois desses acontecimentos, estamos mais perto da impunidade do que da verdade e da justiça, denunciou Micco recentemente.

Um balanço do Instituto Nacional de Direitos Humanos mostra que das três mil 72 denúncias feitas pelo órgão por violência policial, tortura, assassinato e trauma ocular, apenas quatro receberam sentenças condenatórias.

jha / car / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.