29 de November de 2021

NOTICIAS

Cuba enfatiza importância do tratado de desarmamento nuclear em Viena

cuba-enfatiza-importancia-do-tratado-de-desarmamento-nuclear-em-viena-2

Cuba enfatiza importância do tratado de desarmamento nuclear em Viena

Viena, 11 nov (Prensa Latina) Cuba reiterou hoje seu apego aos aspectos estipulados no Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares e enfatizou a importância deste documento em uma sessão das Nações Unidas em Viena, disseram fontes diplomáticas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Reiteramos nosso apoio ao Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares e sua rápida entrada em vigor, declarou Marlen Redondo, oradora para Cuba na sessão e terceira secretária da embaixada cubana em Viena.

É crucial que este instrumento se una a outros que fazem parte do regime internacional de desarmamento e não-proliferação, como o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares na América Latina e no Caribe e o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, enfatizou ela.

Uma abordagem equilibrada deve ser mantida, inclusive em termos de alocação de recursos e tempo entre os três principais programas do regime de verificação: o sistema de monitoramento internacional, o centro de dados internacional e a inspeção no local, disse ela.

Também saudamos o trabalho do secretariado técnico na manutenção de eventos de capacitação, apesar da Covid-19, disse Redondo em sua intervenção.

A diplomata considerou que, uma vez superada a situação epidemiológica devido à mencionada pandemia, o formato face a face que permite aos Estados participar em pé de igualdade deve ser preservado.

Além disso, a Comissão, como parte de suas atividades de capacitação, deveria oferecer aos Estados signatários, especialmente aos países em desenvolvimento, uma ampla gama de cursos de treinamento e oficinas para fortalecer as capacidades em áreas relevantes do Tratado, disse ela.

Chamamos a atenção para as dificuldades que Cuba enfrentou ao estabelecer seu Centro Nacional de Dados como resultado do bloqueio e das restrições à importação de equipamentos, derivadas da aplicação desta política norte-americana, disse Redondo.

Cuba aproveita esta oportunidade para ratificar nosso profundo compromisso com o desarmamento nuclear e a não-proliferação, acrescentou ela.

mem/to/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.