5 de December de 2021

NOTICIAS

Segmento de alto nível da cúpula do clima é concluído em Glasgow

COP26 Glasgow

Segmento de alto nível da cúpula do clima é concluído em Glasgow

Londres, 2 nov (Prensa Latina) A Vigésima Sexta Conferência das Partes (COP26) sobre mudança climática entra hoje no segundo e último dia do segmento de alto nível, com a presença de cerca de 120 líderes mundiais em Glasgow, Escócia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na sessão desta terça-feira, vários líderes de África e de países que sofrem os efeitos da crise ambiental deverão intervir, após uma sessão de abertura repleta de advertências apocalípticas e o reconhecimento dos palestrantes de que estamos perante uma emergência climática.

O anfitrião da reunião, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, exibiu sua habitual linguagem grandiloquente ao comparar a situação a um filme de James Bond em que o lendário espião inglês está diante de uma bomba e tem pouco tempo para decidir qual fio cortar antes de estourar.

“O trágico é que este não é um filme e o artefato explosivo é real”, disse o governante conservador, que também alertou seus colegas que as gerações futuras não nos perdoarão se a COP26 falhar.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse, por sua vez, que não há mais tempo para discussões ou para ver os touros da arquibancada.

“Este é um desafio para o nosso esforço coletivo e a cada dia que perdemos, o custo dessa inação aumenta”, observou Biden, que pediu uma resposta em Glasgow ao “chamado da história”.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, destacou que o vício em combustíveis fósseis está levando a humanidade ao limite e pediu que deixemos de usar a natureza como “vaso sanitário”.

Quase no final da sessão de abertura, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Mori, anunciou que seu país, considerado um dos maiores emissores de gases de efeito estufa, tem como meta alcançar a neutralidade de carbono até 2050, 20 anos após a meta fixada em 2015 no Acordo de Paris.

A COP26, que vai até 12 de novembro, é vista como uma das últimas oportunidades para adotar planos para limitar a temperatura global a 1,5°C e reduzir as emissões poluentes a zero.

Paralelamente ao evento que acontece no Campus Escocês de Eventos, milhares de ativistas, incluindo a jovem estudante sueca Greta Thunberg, permanecem nas ruas de Glasgow para lembrar aos líderes mundiais a necessidade de tomar medidas urgentes para conter a crise climática.

npg/nm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.