28 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A implantação de energia limpa reduziu as emissões de CO2

A implantação de energia limpa reduziu as emissões de CO2

Londres, 7 mar (Prensa Latina) Sem as tecnologias de energia limpa, o aumento global das emissões de CO2 nos últimos cinco anos teria sido três vezes maior, segundo uma nova análise da Agência Internacional de Energia (AIE).

Em 2023, as emissões globais de CO2 relacionadas à energia aumentaram, pois as secas afetaram a energia hidrelétrica, mas foram menores do que em 2022, graças à expansão de tecnologias renováveis, como a solar e a eólica, e ao impulso dos veículos elétricos.

No ano passado, essas emissões aumentaram em 410 milhões de toneladas de CO2, um pouco abaixo dos 490 milhões de toneladas em 2022, devido a um déficit excepcional de energia hidrelétrica em decorrência de secas extremas na China, nos Estados Unidos e em outros países, que tiveram que depender de combustíveis fósseis.

Se esse não tivesse sido o caso, as emissões gerais da geração de eletricidade teriam diminuído no ano passado.

O estudo também afirmou que a implantação de fontes de energia limpa era suficiente para evitar o consumo anual de carvão equivalente ao dos setores de energia da Índia e da Indonésia juntos.

As economias avançadas, segundo o relatório, tiveram uma queda recorde em seu vazamento de CO2 em 2023, mesmo com um aumento em seu produto interno bruto.

Suas emissões caíram para o nível mais baixo em 50 anos, enquanto a demanda por carvão caiu para níveis não vistos desde o início do século XX.

Esse declínio foi impulsionado por uma forte implantação de energias renováveis, uma mudança do carvão para o gás, melhorias na eficiência energética e uma produção industrial mais fraca.

No ano passado, foi o primeiro ano em que pelo menos metade da geração de eletricidade nas economias avançadas foi proveniente de fontes de baixa emissão, como as renováveis e a energia nuclear.

De 2019 a 2023, o crescimento da energia limpa foi duas vezes maior do que o dos combustíveis fósseis, o que oferece uma oportunidade de acelerar a transição para longe dos combustíveis fósseis nesta década, segundo a análise da AIE.

mem/crc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES