1 de December de 2021

NOTICIAS

Etiópia pede respeito à soberania do Sudão

Etiópia pede respeito à soberania do Sudão

Adis Abeba, 27 out (Prensa Latina) O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, garantiu que o Sudão tem capacidade para superar a difícil situação política e social que atravessa hoje e exortou a comunidade internacional a respeitar sua soberania.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘As forças que desprezam a autonomia e as decisões dos países da região e interferem em seus assuntos devem se abster de cometer atos dessa natureza neste momento’, disse ele em mensagem dirigida ao povo sudanês.

‘O conhecimento e as práticas indígenas sudanesas são suficientes para defender o futuro brilhante do país, respeitando os valores da Constituição e tornando o Acordo de Paz de Juba uma realidade’, disse o premiê no texto escrito em árabe.

Além disso, a comunicação recorda os esforços da Etiópia, juntamente com a União Africana, com o objetivo de promover um diálogo político inclusivo e estabelecer as bases para a construção da paz no Sudão.

E’xpressamos nossa convicção e esperança de que haverá uma solução pacífica’, disse Ahmed, que também expressou preocupação com a gravidade dos acontecimentos naquele país.

A Etiópia reafirma seu total apoio ao povo do Sudão em um momento em que o Sudeste Africano como um todo enfrenta outros grandes desafios, declarou ele.

Nesta quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU vai analisar o estado político e social do Sudão, imerso em uma crise geral desde a saída do poder em 2019 do então presidente, Omar Al Bashir.

As tensões e divisões aumentaram muito após o golpe militar fracassado em 21 de setembro e a detenção ilegal do primeiro-ministro Abdallah Hamdok e outras autoridades na segunda-feira passada.

ode/raj/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.