29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU pede que não se esqueçam dos civis do Sudão

ONU pede que não se esqueçam dos civis do Sudão

Nações Unidas, 15 abr (Prensa Latina) O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, instou nesta segunda-feira a não esquecer os civis envolvidos no conflito no Sudão, uma emergência de vida ou morte que permanece nas sombras.

Falando aos repórteres no primeiro aniversário da eclosão do conflito entre as Forças Armadas do Sudão e suas rivais Forças de Reação Rápida, Guterres descreveu as hostilidades como uma guerra travada contra o povo sudanês.

“É uma guerra contra os 18 milhões de pessoas que enfrentam fome aguda e as comunidades que agora enfrentam a terrível ameaça de fome nos próximos meses”, disse ele.

O chefe da ONU alertou sobre os recentes relatos de escalada das hostilidades em El Fasher, a capital de Darfur do Norte, onde milícias afiliadas às forças de Apoio Rápido atacaram e queimaram vilarejos a oeste da cidade, causando um novo deslocamento generalizado.

“Deixe-me ser claro: qualquer ataque a El Fasher seria devastador para os civis e poderia levar a um conflito intercomunitário em toda Darfur”, disse o chefe da ONU.

Ao mesmo tempo, ele disse estar preocupado com o fato de que a escalada poderia interromper as operações de ajuda em uma área que já está à beira da fome, já que a cidade sempre foi um centro humanitário fundamental da ONU.

“Todas as partes devem facilitar a passagem segura, rápida e desimpedida de pessoal e suprimentos humanitários por todas as rotas disponíveis para El Fasher”, observou.

Na opinião do Secretário-Geral, a busca por uma solução política é a única saída para o horror dos civis em um momento crítico.

Em resposta, o principal diplomata pediu apoio para um esforço global conjunto para um cessar-fogo no Sudão, seguido por um processo de paz abrangente.

“Esforços internacionais coordenados serão essenciais para ampliar a ação conjunta”, disse ele, pedindo um trabalho contínuo na transição democrática do Sudão, que foi prejudicada por um golpe militar no final de 2021.

Segundo dados da ONU, a guerra que começou em 15 de abril de 2023 no Sudão matou mais de 14.000 pessoas e feriu outras 33.000, enquanto metade da população precisa de assistência emergencial.

Ao mesmo tempo, a resposta à crise enfrenta uma grave falta de financiamento: o Plano de Resposta Humanitária mal acumulou 6% dos US$ 2,7 bilhões necessários, e o Plano Regional de Resposta aos Refugiados, 7% dos US$ 1,4 bilhão solicitados.

jha/ebr

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES