15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela exige justiça da ONU para menores assassinados na Colômbia

Venezuela exige justiça da ONU para menores assassinados na Colômbia

Caracas, 13 out (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Félix Plasencia, exigiu hoje que a Organização das Nações Unidas (ONU) faça justiça no recente assassinato de dois menores venezuelanos na Colômbia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma mensagem publicada em sua conta no Twitter, dirigida ao Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e à Alta Comissária para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, Plasencia advertiu sobre o ‘contexto xenófobo’ patrocinado pelo governo de Iván Duque contra os migrantes venezuelanos.

Por sua vez, o Procurador-Geral da República, Tarek William Saab, denunciou na véspera a violência estrutural e sistemática contra cidadãos venezuelanos na Colômbia, como resultado de políticas discriminatórias.

Em uma entrevista coletiva no Ministério Público, reiterou seu chamado às autoridades colombianas para esclarecer o assassinato de dois menores venezuelanos em 9 de outubro na cidade de Tibú, no departamento de Norte de Santander.

As vítimas foram detidas após serem acusadas de roubar de uma loja, amarradas e gravadas enquanto um homem da comunidade é visto com a intenção de entregá-las à polícia ‘para que não parecessem mortas na estrada’, disse Saab.

Mais tarde, homens armados chegaram ao local e levaram os menores, que foram encontrados horas depois já executados na estrada que leva ao município de El Tarra, acrescentou.

O chefe do Ministério Público salientou que este não é um incidente isolado, citando números da ONG Consultoría para los Derechos Humanos y el Desplazamiento, sobre o assassinato de pelo menos 1.933 migrantes venezuelanos na Colômbia e outros 836 reportados como desaparecidos entre 2015 e 2020. Diante deste cenário, a vice-presidente Delcy Rodríguez informou que a Venezuela ativará todos os mecanismos internacionais para a proteção dos migrantes deste país na Colômbia, ‘vítimas da política de ódio e perseguição’, disse ela.

‘A Venezuela irá a todos os organismos internacionais apropriados para determinar sua responsabilidade nestes atos deliberados de extermínio contra nossos concidadãos’, disse ela.

acl/wup/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.