27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ex-agente nazista comparece perante a justiça alemã

Ex-agente nazista comparece perante a justiça alemã

Berlim, 30 Set(Prensa Latina) As autoridades judiciais de Itzehoe, uma cidade no estado de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, iniciaram hoje um julgamento contra Irmgard Furchner, uma ex-agente nazista de 96 anos, acusada de cumplicidade em vários assassinatos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os eventos ocorreram há cerca de 70 anos no campo de concentração de Stutthof, atual Polônia, onde cerca de 10.000 pessoas morreram durante a ocupação alemã.

Entre junho de 1943 e abril de 1945, Furchner trabalhou como digitadora e secretária do comandante do campo, Paul Werner Hoppe, e de acordo com o advogado Christoph Ruckel, que representou os sobreviventes do massacre durante anos, ‘a ré estava encarregadoa de toda a correspondência do chefe militar ‘.

O tribunal alemão estimou em fevereiro passado que a ex-agente nonagenária, que digitou as ordens de execução e deportação de milhares de prisioneiros, está apta a comparecer ao tribunal, apesar de sua idade avançada, de acordo com a rede pública regional de radiodifusão NDR.

O julgamento pode ser prorrogado até 2022, já que as autoridades deste país continuam a procurar ex-agentes com dívidas pendentes por crimes de guerra.

Em poucas semanas terá início outro processo que envolverá um ex-guarda centenário do campo de concentração de Sachsenhausen, próximo a esta capital.

Vários processos semelhantes terminaram sem terminar há anos devido à morte dos suspeitos ou à sua incapacidade física de comparecer no tribunal, mas na última década quatro pessoas foram condenadas por crimes semelhantes.

mem/ehl/jcfl/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.