26 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Economia alemã crescerá 7,8 por cento graças à IA

Economia alemã crescerá 7,8 por cento graças à IA

Berlim, 16 abr (Prensa Latina) O valor agregado bruto da indústria manufatureira alemã poderia aumentar em até 7.8% anualmente através da inteligência artificial generativa (IA), previu hoje o instituto de pesquisa econômica IW, com sede em Colônia.

Desde 2018, a produtividade real do trabalho na engenharia mecânica e em outras áreas da indústria manufatureira permaneceu quase constante, crescendo apenas 0,4% por ano, disse o diretor do IW Cologne, Michael Hüther.

No entanto, o setor poderia colher um dividendo considerável da IA generativa e, assim, garantir suas vantagens de produtividade nos mercados globais, com base nos resultados de uma nova pesquisa.

Ao mesmo tempo, a pesquisa, encomendada pelo Google, alertou que os acadêmicos e os funcionários de escritório, em particular, terão que se preparar para uma grande interrupção de seu trabalho devido à IA.

No setor de manufatura, cerca de 600.000 trabalhadores provavelmente serão afetados pela possível expansão da nova tecnologia, enquanto outros 4,1 milhões de funcionários poderão se beneficiar do uso da IA para apoiar seu desempenho, por exemplo, na otimização do código do programa ou como fonte de ideias no design de produtos.

Segundo o diagnóstico, a IA será usada com menos frequência em tarefas industriais tradicionais, incluindo reparo ou manutenção de máquinas. Cerca de 3,3 milhões de empregos são difíceis ou impossíveis de serem automatizados usando IA, o que equivale a cerca de 41% de todos os empregos no setor de manufatura, disse a fonte.

Mais de 50% das empresas industriais na Alemanha atualmente usam IA, bem acima da média da economia nacional de 17%.

O setor de manufatura é um dos mais importantes do país, com quase oito milhões de funcionários e um valor agregado anual de US$ 781 bilhões, de acordo com o IW.

As estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgadas na terça-feira, indicaram que o produto interno bruto (PIB) da Alemanha aumentará apenas 0,2% em 2024.

Segundo o FMI, o aumento projetado no PIB será o mais fraco de todas as nações industrializadas do G7 (Grupo dos Sete) neste ano.

ro/mjm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES