6 de December de 2021

NOTICIAS

Declaração de emergência para transição ecológica no Equador em pauta

Declaração de emergência para transição ecológica no Equador em pauta

Quito, 28 set (Prensa Latina) Jovens equatorianos e defensores do meio ambiente exigem hoje que o Governo declare emergência climática, a fim de garantir os recursos necessários para uma transição ecológica justa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O pedido é mantido pela Conferência Local de Jovens sobre Mudanças Climáticas, LCOY Equador 2021, cujos membros exigem do Executivo maiores compromissos na luta contra este fenômeno global.

Nesse sentido, o grupo elaborou uma série de propostas que espera apresentar ao governo do país.

O coordenador da Conferência, Daniel Villamar, especificou que o texto, apresentado publicamente, foi resultado de análise com 45 especialistas e 35 organizações aliadas dos setores público e privado, cooperação internacional, sociedade civil e organizações não governamentais.

Ele especificou que nos últimos 60 anos o Equador perdeu 55% de suas geleiras e segundo as previsões, nas próximas décadas é esperado um aumento nas chuvas intensas, desastres naturais, secas e climas extremos.

No caso deste país andino, os mais afetados serão as pessoas de menor renda, mulheres, crianças, povos e nacionalidades indígenas, entre outros grupos considerados vulneráveis.

Outros pontos da petição estão relacionados à implantação de um plano de recuperação pós-Covid-19 para solucionar problemas sociais, ambientais e climáticos, bem como o reconhecimento da juventude e a participação ativa de crianças e adolescentes nas ações.

Villamar esclareceu que a iniciativa conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância e a colaboração da União Europeia.

npg/scm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.