27 de November de 2021

NOTICIAS

América Latina presente no grande ecrã do festival de Toronto

América Latina presente no grande ecrã do festival de Toronto

Ottawa, 12 set (Prensa Latina) Duas semanas de estreias mundiais na América do Norte hoje reafirmam a presença da América Latina no cenário do cinema contemporâneo, ao formar a programação da 46ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Até o dia 18 de setembro acontece o evento, que acolhe entre as suas mais de 200 produções, uma mostra do mais recente da sétima arte no México, Brasil, Equador, Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia.

O catálogo mexicano apresenta as fitas Sundown, de Michel Franco; A caixa, de Lorenzo Vigas; Querida Chantal, de Nicolás Pereda; Comala, de Gian Cassini e o motociclista Al não cabe felicidade no traje, de Gabriel Herrera.

Da mesma forma, destaca-se o filme Lo invisible, do diretor equatoriano Javier Andrade, que chega às telas do evento, na categoria Discovery, após 17 anos de ausência da cinematografia daquele país no evento canadense.

O evento que aposta na fórmula híbrida (presencial e virtual) como medida contra a pandemia Covid-19, também inclui o filme Matando a fera, da argentina Agustina San Martín, que alude ao despertar sexual de um adolescente e autodescoberta.

Com cunho latino-americano e como documento de denúncia da segregação racial, destaca-se o documentário americano Beba, coproduzido com o México e inspirado na vida e obra da cineasta afro-latina Rebeca Huntt.

Também fazem parte da lista os longas Memoria, de Apichatpong Weerasethakul; El otro Tom, de Rodrigo Plá e Laura Santullo; Medusa, de Anita Rocha da Silveira, que mereceu elogios durante a sua passagem pela Quinzena dos Realizadores em Cannes e 7 presos, de Alexandre Moratto.

A seção de curtas inclui os audiovisuais co-produzidos entre Argentina e Espanha Sycorax, de Matías Piñeiro e Lois Patiño e Competição Oficial, de Gastón Duprat e Mariano Cohn, além de Spencer, do chileno Pablo Larraín.

Exibições em cinemas, drive-in, cinema ao ar livre e de casa, se articulam no evento que abrange mais de uma dezena de espaços na cidade de Toronto e em outras cidades canadenses, enquanto a experiência digital TIFF Bell Lightbox e In Conversation With, promoverá a visualização dos materiais e o diálogo com os protagonistas.

Considerado pela crítica como o prelúdio do Oscar, o encontro implantou rígidos protocolos de saúde para o acesso aos espaços presenciais, como apresentação de certificado de vacinação e uso de máscara.

mem / lbl / ls/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.