1 de December de 2021

NOTICIAS

Chile às urnas nas eleições primárias presidenciais

Chile às urnas nas eleições primárias presidenciais

Santiago do Chile, 18 jul (Prensa Latina) Um total de 2003 centros de votação serão abertos hoje no Chile, a partir das 8 horas locais, para as eleições primárias em vista das eleições marcadas para 21 de novembro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nesta etapa da corrida ao palácio de La Moneda, os eleitores escolherão um candidato da direita, dos partidos inscritos na coalizão governista Chile Vamos, e um da esquerda, por meio da plataforma Apruebo Dignidad.

Como nas inúmeras eleições realizadas desde o plebiscito histórico de 25 de outubro do ano passado, quando quase 80 por cento dos eleitores disseram sim a uma nova constituição, as autoridades tinham um forte aparato de segurança para garantir a marcha das eleições.

De acordo com o ministro do Interior, Rodrigo Delgado, cerca de 12 mil policiais serão destacados ‘para orientar, dar segurança e ajudar os eleitores’.

Serão estabelecidos três perímetros em cada um dos estabelecimentos para controlar o trânsito e evitar qualquer incidente, em coordenação com os militares, que desde sexta-feira estão destacados nos centros onde será exercido o sufrágio.

Haverá também lei seca das 05:00 hora local de hoje até às 20:00, duas horas após o encerramento das seções eleitorais.

Sobre a participação nas urnas, que segundo analistas pode ser muito baixa, o dirigente disse que não há estimativa exata, mas o governo espera ‘que muita gente possa aderir a este processo’ e apelou à população que vá votar .

Há meses, várias pesquisas mostram repetidamente que entre os candidatos da direita vencerá Joaquín Lavín, da Unión Demócrata Independiente, e entre os opositores, Daniel Jadue, do Partido Comunista.

mem / rc / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.