13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Boricuas exigem que o Congresso dos EUA investigue setor elétrico

Boricuas exigem que o Congresso dos EUA investigue setor elétrico

San Juan, 11 jul (Prensa Latina) Várias organizações pediram hoje ao congressista norte-americano Raul Grijalva para conduzir uma investigação na LUMA Energy, uma empresa que há pouco mais de um mês assumiu o controle da empresa elétrica Porto Rico.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘O primeiro mês da LUMA Energy foi um desastre: apagões constantes, flutuações de tensão que causaram incêndios e outros danos, e falta de comunicação, entre outras falhas graves, tornando evidente que ela não estava preparada para assumir o controle do sistema elétrico de Porto Rico’, disse Grijalva.

Além disso, a Autoridade de Energia Elétrica de Porto Rico (PREPA), privatizada pelo estado de Porto Rico, carece da força de trabalho experiente de que necessita, já que o governo federal planeja entregar-lhe a gestão de mais de 14 bilhões de dólares para restaurar o sistema elétrico enfermo.

Como presidente do Comitê de Recursos Naturais da Casa, Grijalva tem uma palavra a dizer nos assuntos da ilha caribenha, que está sob o domínio colonial dos EUA há 123 anos, por isso os sindicatos e grupos comunitários e ambientais estão pedindo uma investigação do contrato adjudicado ao consórcio EUA-Canadá.

‘Exigimos uma investigação do Congresso sobre as graves deficiências da empresa LUMA que põem em perigo a vida e a propriedade e como ela obteve este contrato’, disseram eles em uma carta à Grijalva.

Na carta, eles também insistem em como a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) irá garantir que os fundos federais sejam realmente utilizados para melhorar e transformar o sistema elétrico em benefício da população e não para beneficiar a LUMA Energy.

A FEMA é atualmente a seguradora do PREPA desde que os furacões Irma e Maria devastaram este país em setembro de 2017, incluindo grande parte do sistema elétrico.

‘A LUMA desrespeitou a Legislatura de Porto Rico, forçando-a a ir ao tribunal para fornecer informações sobre quantos funcionários de linha a empresa tem, onde seus call centers estão localizados em Porto Rico, entre outras informações básicas’, declararam em sua carta.

Entre as preocupações levantadas ao congressista Grijalva pelas organizações está a razão pela qual o Fiscal Oversight Board (FOSB), imposto por Washington a Porto Rico, apoia este contrato, que tem aumentado os custos para o governo e não promove as metas de energia renovável.

Além disso, como a LUMA Energy, um consórcio desconhecido, ganhou o contrato para operar a rede de Porto Rico contra outros concorrentes com mais experiência no gerenciamento de sistemas elétricos.

Entre os signatários da carta estão a Associação dos Funcionários da Prepa, Cambio, Coalizão de Organizações Anti-Incineração, Comitê de Diálogo Ambiental, El Puente, Sierra Club de Porto Rico e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Elétrica e de Irrigação (Utier).

jcm/nrm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.