4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Possível sequestro do presidente da corte eleitoral do Peru

Possível sequestro do presidente da corte eleitoral do Peru

Lima, 2 Jul (Prensa Latina) A Polícia Peruana reforçou a segurança do presidente da Justiça Eleitoral, diante do risco de sequestro para impedir que Pedro Castillo seja presidente, revelou hoje o semanário 'Hildebrandt aos 13'.

A revelação foi feita quando as reivindicações legais e internacionais tendem a se extinguir, bem como pressões e outras manobras de direita que alegam sem evidência uma fraude pela nulidade ou revisão da vitória de Castillo nas urnas sobre a neoliberal Keiko Fujimori,

A publicação mostra o despacho da procuradora de Prevenção ao Crime, María Paredes, à Polícia, de medidas preventivas contra o risco de crimes como o sequestro do chefe do Júri Eleitoral Nacional (JNE), Jorge Salas.

O alerta se deve à detecção de diálogos por redes de internet como a chamada ‘Comunidade Willax’, que agrupa elementos que participam de ações de assédio à casa de Salas e outros magistrados e leva o nome de uma emissora de televisão de extrema direita. adicionado aos esforços de Fujimori.

‘Temos que ir até a casa do Salas e sequestrá-lo e impedir que ele vá ao JNE, não há outra opção’, diz uma das mensagens e outra pergunta ‘Ou em qualquer caso atacar sua casa com bombardeios e fogos de artifício para assustar ele … ‘.

O procurador ressalta que as mensagens mostram coordenação de ações contra o magistrado Salas para atentar ‘contra sua integridade física, liberdade e tranquilidade pessoal e familiar, já que nessas mensagens se propõe’ sequestrar ‘ou’ bombardear ‘seu endereço’.

‘Hiledebrandt en sus13’ alerta que a crueldade contra Salas também se deve às suas ações como juiz do Poder Judiciário adverso a Fujimori, quando presidiu o tribunal que anulou o perdão do ex-governador Alberto Fujimori como ilegal, em fevereiro de 2019.

A libertação foi fruto de um acordo com uma facção de legisladores adeptos de Fujimori, condenados por crimes contra a humanidade, e que tiveram de regressar à prisão por decisão do tribunal presidido por Salas.

Por outro lado, o presidente eleito virtual Castillo aguarda sua proclamação como presidente eleito pelo JNE, dedicado às últimas etapas, após resolver as reivindicações fundamentais de Fujimori, deixando apenas questões formais.

O porta-voz do tribunal, Luis Sánchez, disse que a proclamação seria antes de 15 de julho, ou seja, oito dias antes da transmissão do comando presidencial.

mem/sra/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES