20 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Documentos com detalhes da missão britânica no Mar Negro

Documentos com detalhes da missão britânica no Mar Negro

Londres, 27 Jun(Prensa Latina) Documentos classificados encontrados em um ponto de ônibus na Inglaterra mostram que a entrada do contratorpedeiro britânico Defender nas águas da Crimeia foi um ato premeditado para provocar a Rússia, informou hoje a BBC.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A rede estadual alegou que um cidadão anônimo lhe entregou o maço de papéis que ele encontrou no condado de Kent, depois de perceber a natureza sensível do conteúdo.

O Ministério da Defesa britânico admitiu, por sua vez, que um de seus funcionários denunciou o extravio de documentos com informações sigilosas e que está em andamento uma investigação.

De acordo com a estação de televisão, os textos incluem e-mails e apresentações em PowerPoint que provariam que a missão do navio da Marinha britânica no Mar Negro não era tão ‘inocente’ como o ministro da Defesa, Ben Wallace, afirmou após o incidente.

A Rússia informou na quarta-feira que aviões e navios de sua frota no Mar Negro dispararam tiros de advertência e lançaram bombas no caminho do Defender depois que o navio entrou em águas territoriais perto da península da Crimeia, chamando isso de ato premeditado e provocação.

As autoridades britânicas tentaram minimizar o fato e atribuíram os tiros a exercícios militares realizados por forças russas na área, mas um correspondente da BBC que viajava a bordo do navio relatou o sobrevoo de aviões de combate russos e a presença de navios do país Euroasiático.

Segundo Wallace no Parlamento britânico, o contratorpedeiro britânico estava fazendo uma viagem ‘inocente’ pelas águas territoriais da Ucrânia, uma vez que o Reino Unido não reconhece a jurisdição russa sobre a área disputada.

Documentos encontrados no ponto de ônibus de Kent na véspera do incidente revelariam, no entanto, que o comando militar britânico valorizava duas rotas para o Defensor: uma que previa o envio de aviões e navios russos como sinal de alerta, e outra longe do disputado águas, mas o que significaria o reconhecimento da jurisdição da Rússia sobre a área.

O maço de 50 páginas contém dados atualizados sobre as exportações de armas do Reino Unido, notas sobre o Diálogo de Defesa com os EUA e comentários sobre a retirada das tropas britânicas do Afeganistão.

oda/nm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.