23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Fórum de São Paulo parabeniza aniversário de Prensa Latina

Fórum de São Paulo parabeniza aniversário de Prensa Latina

Brasília, 16 jun (Prensa Latina) O Foro de São Paulo, mecanismo de coordenação das forças progressistas na América Latina e no Caribe, parabenizou a Prensa Latina pela comemoração dos 62 anos da Agência Latino-Americana de Informação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Comemoramos esta data 62 anos após a instituição da Prensa Latina com a consciência de que o desafio da democratização da informação ainda está presente neste século XXI’, disse Mônica Valente, secretária-executiva do fórum e integrante da direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil.

Valente lembrou em um curto vídeo que o meio de comunicação foi criado pelos comandantes Ernesto ‘Che Guevara e Fidel Castro para enfrentar os grandes órgãos da imprensa que não noticiavam os triunfos da Revolução cubana e a luta de seu povo pela construção de uma sociedade soberana e unida do país’.

Na mesma linha, o líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Elvino Bohn Gass, lembrou que a agência foi fundada ’em um momento em que o mundo em desenvolvimento clamava por um novo regime mundial de notícias e a Prensa Latina marcava presença com seu soco latino-americanista’.

Ele destacou que ‘grandes nomes do jornalismo latino-americano ajudaram a consolidar o projeto, como o colombiano Gabriel García Márquez, o argentino Rodolfo Walsh e Rogelio García Lupo, entre outros’.

Para Bohn Gass, ‘o olhar latino-americano é uma das conquistas da Prensa Latina que atua como contraponto aos grandes conglomerados econômicos que monopolizam a distribuição de informação no mundo e proclamam o enfoque neoliberal, e em grande parte desconsideram os interesses dos países Do terceiro mundo’.

O deputado deseja que o órgão de notícias prospere em seu trabalho ‘e ajude a ampliar a solidariedade entre os povos para a construção de um mundo mais justo, mais informado e respeitador do meio ambiente e dos direitos sociais e trabalhistas’.

Descrita como ‘a agência de que precisava’, a Prensa Latina, com mais de 40 correspondentes em todo o mundo, tornou-se um centro multimídia de reconhecida influência jornalística.

Os historiadores destacam que o meio nasceu com uma marca definida latino-americanista e seu fundador e primeiro diretor, o falecido jornalista argentino Jorge Ricardo Masetti, detalhou sua linha editorial como ‘objetiva, mas não imparcial’, porque – frisou – não se pode ser imparcial antes do bem e do mal.

Sob a premissa: ‘a serviço da verdade’, a Prensa Latina difunde atualmente mais de 400 notícias diárias em espanhol, inglês, francês, português, italiano e russo, sobre os mais diversos temas.

ga/ocs/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.