28 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Investigam outro escândalo de corrupção em Angola

Investigam outro escândalo de corrupção em Angola

Luanda, 2 jun (Prensa Latina) Instituições em Angola estão hoje investigando outro escândalo de corrupção, que desta vez coloca ex-funcionários da Casa de Segurança do Presidente da República no olho do público.

No momento, a figura em questão é o Major Pedro Lussati, que até recentemente trabalhava naquela agência do executivo.

Após as revelações sobre os supostos crimes, o Presidente João Lourenço nomeou e jurou em um novo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança, Francisco Pereira Furtado, e colocou João Pereira Massano no comando do Serviço de Inteligência Militar.

Uma reportagem transmitida na segunda-feira pela Televisão Pública mostrou o Major Lussati como autor do desvio de grandes somas de dinheiro, em dólares, euros e kwanzas, enviados ao exterior e armazenados em malas e carros em condomínios de luxo em Luanda.

Citado hoje pelo Jornal de Angola, o procurador geral da República, Hélder Pitta Groz, confirmou os esforços em curso para esclarecer o ‘complexo escândalo financeiro e patrimonial’ envolvendo os militares, disse ele.

Segundo Pitta Groz, o Ministério Público solicitou colaboração externa para ajudar o Estado angolano na investigação, uma vez que parte dos bens desviados estão no exterior.

As investigações, disse ele, estão em uma fase inicial e, devido à sua complexidade, a Procuradoria-Geral tem convocado especialistas de instituições como os Ministérios da Fazenda e da Defesa Nacional e as Forças Armadas.

Na terça-feira, o Presidente João Lourenço exigiu ‘mudanças radicais’ no registro do pessoal de todos os órgãos de Defesa e Segurança Nacional.

O presidente exigiu ‘coragem e vontade’ do novo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança para ‘mudar radicalmente’ a metodologia usada para controlar o pessoal das agências de segurança do país.

Como parte da chamada ‘Operação Caranguejo’, as autoridades procederam à prisão do Major Lussati, enquanto outros oficiais com altos cargos de responsabilidade na Casa de Segurança foram presos e exonerados nos últimos dias.

ga/mjm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES