23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Criticam no Chile ações do governo diante da pandemia da Covid-19

Criticam no Chile ações do governo diante da pandemia da Covid-19

Santiago do Chile, 31 mai (Prensa Latina) A decisão da Associação Médica Chilena (Colmed) de se retirar do painel de especialistas consultados pelo governo na tomada de medidas para enfrentar a pandemia, é o foco das atenções aqui hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Conselho Nacional de Colmed emitiu uma declaração com sérias acusações e disse que não estava em condições de ‘continuar a endossar a forma como as decisões são tomadas’ pelas autoridades.

De acordo com seus diretores, esta entidade teve uma participação ativa na chamada Mesa Redonda Social e, desde março de 2020 até hoje, eles apresentaram mais de 100 propostas, resultado de análises com especialistas e sociedades científicas.

No entanto, diz a declaração, ‘a maioria das decisões relevantes na gestão da pandemia não estão sujeitas a discussão na Mesa Redonda Social’ e têm sido aplicadas de forma inconsistente.

Aponta que algumas dessas medidas ‘dificultaram o controle da transmissão viral’, tais como permitir férias sem condições adequadas, abrir fronteiras apesar do aparecimento de novas variantes do coronavírus, e reabrir cassinos e restaurantes em fases de alto risco.

O Colmed também criticou o ‘passe de mobilidade’ aplicado pelo governo na semana passada à população vacinada, ’em um momento epidemiológico caracterizado por um aumento dos casos, hospitalizações em leitos críticos e um alto número de mortes’.

Também denunciou que as autoridades governamentais declararam que esta medida foi tomada com o acordo da Mesa Redonda Social, que ele descreveu como ‘uma declaração falsa e delicada em termos de suas potenciais consequências’.

Assegurou que as decisões oficiais sobre a gestão da pandemia ‘são estabelecidas em um espaço cuja composição e argumentos para fazê-las são desconhecidos e do qual não há sequer um registro.

Isto, a declaração aponta, resultou ’em uma nova falta de controle da transmissão viral, impactando a vida e as consequências de milhares de pessoas, instalações de saúde desmoronadas e pessoal de saúde exausto’.

Entretanto, Colmed disse que continuará a colaborar com outras organizações científicas ‘para entregar recomendações diretamente às autoridades, aos cidadãos e às equipes de saúde’.

agp/rc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.