2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Poder eleitoral venezuelano busca maximizar participação nas eleições

Poder eleitoral venezuelano busca maximizar participação nas eleições

Caracas, 26 mai (Prensa Latina) O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela trabalha hoje para maximizar a participação dos atores políticos e eleitores nas eleições de 21 de novembro, garantiu o reitor titular da entidade, Roberto Picón.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Dentre as ações desenvolvidas pelo órgão eleitoral máximo, destacam-se os preparativos para a realização, a partir de 1ú de junho, de um calendário especial de registro e atualização do cadastro eleitoral, que terá duração de 45 dias.

A Junta Nacional Eleitoral está a trabalhar com diferentes regulamentos e calendários que devem ser ajustados, disse o dirigente nacional da CNE, que referiu ainda à preparação do calendário para a eleição dos representantes indígenas e a escolha dos membros de mesa.

Na semana passada, a CNE aprovou o regulamento especial do sistema eleitoral para o evento democrático de 21 de novembro, em que serão eleitos os 23 governadores, 335 prefeitos e os membros dos conselhos legislativos e dos conselhos municipais.

De acordo com o regulamento aprovado, 60 por cento dos legisladores regionais e municipais serão eleitos por representação proporcional, de acordo com os votos obtidos por cada partido, e o restante de forma nominal.

Em declarações à Rádio União, o reitor Roberto Picón afirmou que esta decisão melhora a situação quanto à representatividade, embora não a elimine por completo.

O processo de diálogo promovido desde 2019 pelo Governo e várias forças da oposição conduziu à recente renovação da liderança da CNE pela Assembleia Nacional (Parlamento).

Da mesma forma, a revogação da Lei dos períodos constitucionais dos poderes públicos abriu as portas às urnas para renovar conjuntamente as autoridades regionais e municipais, outra proposta da chamada oposição democrática durante as negociações.

oda / wup / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.