25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Partidos da oposição voltam à disputa eleitoral na Venezuela

Partidos da oposição voltam à disputa eleitoral na Venezuela

Caracas, 18 mai (Prensa Latina) Várias organizações da oposição na Venezuela ratificaram hoje seu apoio à convocação de eleições regionais e municipais, e abraçaram a disputa eleitoral como a única forma de resolver as diferenças políticas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O secretário geral do partido Cambiemos, deputado Timoteo Zambrano, saudou a renovação do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e a convocação de eleições para governadores, prefeitos, representantes de órgãos legislativos estaduais e vereadores, agendadas para 21 de novembro.

‘Graças a este processo no qual foram feitas mudanças no órgão de governo eleitoral (…), hoje estamos enfrentando um país que retorna à política para enfrentar os desafios que virão’, disse o líder do partido.

De acordo com um comunicado à imprensa, Zambrano destacou a decisão de convocar megaeleições para escolher conjuntamente as principais autoridades regionais e municipais, o que contribuirá para a participação dos eleitores nas urnas e dará maior legitimidade aos resultados.

Por sua vez, o secretário geral do partido Movimento ao Socialismo (MAS), Felipe Mujica, ratificou sua disposição de participar do próximo evento eleitoral.

‘Somos defensores da linha eleitoral, (…) não só participaremos como promoveremos a construção das condições necessárias para realizar as eleições no melhor ambiente possível’, disse Mujica em uma coletiva de imprensa.

A este respeito, o líder da oposição disse que seu partido irá à Assembleia Nacional (Parlamento), ao Supremo Tribunal de Justiça e à CNE para solicitar garantias quanto ao respeito da proporcionalidade eleitoral.

O Comitê de Organização Política Eleitoral Independente (Copei) anunciou os primeiros candidatos aos cargos de governador nos estados de Apure, Barinas, Bolívar, Cojedes, Falcón, Mérida e Nueva Esparta.

Em declarações à imprensa, o secretário geral da Copei, Juan Carlos Alvarado, informou que nas próximas horas as diversas organizações aliadas se reunirão para iniciar discussões a respeito da participação no próximo processo eleitoral.

O processo de diálogo promovido desde 2019 pelo Governo da Venezuela e várias forças da oposição levou à renovação do conselho da CNE pelo Parlamento nacional.

Da mesma forma, a revogação da Lei sobre os períodos constitucionais dos Poderes Públicos abriu as portas para a realização das chamadas megaeleições em 2021, outra proposta da chamada oposição democrática durante as negociações.

jha/wup/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.