17 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ex-chanceler falará sobre a gestão da Covid-19 no Brasil

Ex-chanceler falará sobre a gestão da Covid-19 no Brasil

Brasília, 18 mai (Prensa Latina) O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo testemunhará hoje na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que avalia as ações e a negligência do governo brasileiro diante da pandemia da Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os pedidos foram apresentados pelos senadores Marcos do Val e Alessandro Vieira, que querem ouvir explicações sobre a conduta da diplomacia brasileira durante a crise sanitária causada pelo patógeno.

Val argumentou que um dos objetivos do CPI é investigar possíveis omissões da administração federal durante a calamidade causada pelo vírus, especialmente no agravamento dos casos no estado do norte do Amazonas, com a falta de oxigênio para os pacientes hospitalizados.

O parlamentar explicou que, em seu mandato como ministro das Relações Exteriores, Araújo ‘executou na política externa a negação do (Presidente) Jair Bolsonaro sobre a pandemia, o que teria feito o Brasil perder tempo precioso nas negociações de vacinas e suprimentos para combater a doença’.

A Agência Brasil garantiu que a relação do gigante sul-americano com a China deve ser um dos pontos mais questionados pelos parlamentares, já que em mais de uma ocasião o ex-ministro ofendeu o país asiático.

Vieira pretende obter informações sobre os termos exatos da ação do Ministério das Relações Exteriores para levar imunizadores e suprimentos ao país.

Os membros do comitê também devem votar na terça-feira sobre os requisitos de convocação de autoridades como o Coronel Antonio Elcio Franco Filho, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde.

Da mesma forma, para chamar o presidente do plenário da Comissão Nacional para a Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde, Helio Angotti Neto.

Também deve ser examinado o pedido de violação de confidencialidade das empresas ligadas ao ex-secretário de Comunicação da presidência Fabio Wajngarten, que foi ouvido pelo conselho na semana passada.

O testemunho do ex-ministro geral da Saúde Eduardo Pazuello é esperado para amanhã.

A CPI foi criada para investigar o desempenho do poder executivo na pandemia e supervisionar a aplicação de recursos federais por estados e municípios.

Até o momento, o Brasil tem 436.537 mortes e 15.657.391 mortes pelo coronavírus SARS-CoV-2, que causou a Covid-19.

msm/ocs/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.