2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Poder eleitoral abre caminho para as eleições regionais na Venezuela

Poder eleitoral abre caminho para as eleições regionais na Venezuela

Caracas, 12 mai (Prensa Latina) O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) abre hoje o caminho para a eleição de todas as autoridades regionais e municipais da Venezuela, resultado direto do processo de diálogo político no país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A liderança do CNE concordou ontem em realizar eleições em 2021 para eleger os 23 governadores e 335 prefeitos da nação sul-americana, bem como os membros dos órgãos legislativos estaduais e conselhos municipais.

O presidente do órgão eleitoral máximo da Venezuela, Pedro Calzadilla, indicou que os reitores do organismo avaliaram a viabilidade técnica do processo e concordaram em desenvolver as chamadas mega eleições ao longo deste ano.

‘Nos declaramos em sessão permanente, dados os diversos desafios para o decolar do calendário eleitoral, e nos próximos dias será anunciada a data em que o povo venezuelano exercerá seu direito de voto’, destacou o reitor principal.

Acrescentou que o órgão eleitoral abrirá um dia especial de inscrição e atualização no cadastro nacional de eleitores, além de garantir um amplo programa de fiscalização e acompanhamento internacional.

Vários atores políticos da oposição já manifestaram a intenção de participar nas próximas eleições, para além de ratificarem o seu reconhecimento às novas autoridades do Conselho Eleitoral, nomeadas na semana anterior pela Assembleia Nacional (Parlamento).

‘Consideramos importante nesta via eleitoral a nomeação da nova diretriz da CNE, cuja conformação tem sido valorizada de forma positiva em todo o mundo; é um elemento fundamental para a promoção do voto’, disse o secretário-geral do Primeiro Venezuela, Miguel Palestrante.

Da mesma forma, o líder da Ação Democrática Bernabé Gutiérrez anunciou que esta organização política indicará e apoiará seus próprios candidatos e os de partidos aliados nas chamadas mega eleições.

O grupo de oposição Comitê de Organização Política Eleitoral Independente (Copei) também confirmou sua participação no próximo exercício democrático, reiterando sua rejeição à abstenção e ratificando seu apego ao processo de diálogo político desenvolvido no país.

Durante um discurso público, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, saudou a decisão da CNE de convocar eleições este ano para todos os cargos públicos eleitos a nível regional e municipal.

O chefe de estado sublinhou seu compromisso com o diálogo nacional e especificou que as forças revolucionárias escolherão os melhores candidatos para garantir a vitória na próxima convocação às urnas.

mem / wup / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.