1 de December de 2021

NOTICIAS

Artistas do Brasil apresentam manifesto pela saída de Bolsonaro

Artistas do Brasil apresentam manifesto pela saída de Bolsonaro

Brasília 11 Mai (Prensa Latina) Mais de 12 mil artistas e outros trabalhadores da cultura brasileira, de diversos segmentos, regiões e perfis, apresentaram um manifesto pela destituição do presidente Jair Bolsonaro, confirma hoje a mídia jornalística.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O portal Vio Mundo, que se descreve como um jornal de resistência, assegura que na declaração os signatários indicam que ‘quando o Titanic afundou em 1912, a humanidade perdeu 1.500 vidas numa única noite e a catástrofe, pelas suas dimensões gigantescas, ressoa a esta dia. ‘

Eles lembram que nos atentados de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center e o Pentágono dos Estados Unidos, 2.996 vidas foram extintas. Ambos foram desastres de repercussão global. ‘Hoje assistimos, de forma estranhamente naturalizada, a um maior número de perdas diárias’.

Se pudessem ser alinhados, observa o manifesto, ‘os mortos pela Covid-19, só no Brasil, formariam um corredor incrível, capaz de cobrir uma vez e meia a distância entre a Terra e a Lua’.

Alerta que o gigante sul americano está ‘no epicentro mundial da pandemia e seguimos em clara progressão. As cifras de abril superaram todas as métricas mundiais e a tendência se agrava no panorama. Cada díoel país se afunda, cai e se asfixia até morrer’.

Assinado por artistas da estatura de Ivan Lins, Ailton Graça, Anna Muylaert, Avelin Buniacá Kambiwá e Dira Paes, o texto denuncia que ‘o capitão deste navio que está naufragando em direção aos recifes tem nome e sobrenome conhecidos: Jair Messias Bolsonaro’.

Para os signatários do conteúdo, que convidam brasileiros a assinar o manifesto, várias medidas poderiam ter sido tomadas para reduzir o número de mortos, mas não o fizeram. A estratégia seguiu na direção oposta.

‘O abandono e a negação das conquistas científicas continuam a ser incentivados. Com isso, o número de vidas humanas que se perdem aumenta a cada dia (até hoje são mais de 423 mil devido à Covid-19)’ no Brasil, alertam.

E a pergunta que milhares de brasileiros consternados se fazem todos os dias – já que neste momento a soma das mortes diárias supera a dos nascimentos – é: O que estamos esperando? O Brasil tem instrumentos para começar a impedir esse massacre imediatamente, diz o documento.

Ele responde que ‘para a atual tragédia há um remédio. Distorção! Já enfrentamos várias lutas indizíveis na história. Vencemos várias delas por meio de um instrumento único e fundamental: a participação popular, que pressupõe a democracia’.

O descaso e a ineficácia do governo no combate à pandemia são motivos mais do que suficientes para pedir impeachment contra Bolsonaro, mas não os únicos, destacam os artistas e trabalhadores da cultura brasileira.

mem/ocs/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.