6 de December de 2021

NOTICIAS

Caminhoneiros suspenderão atividades na capital do Equador

Caminhoneiros suspenderão atividades na capital do Equador

Quito, 10 mai (Prensa Latina) A Câmara de Transporte do Distrito Metropolitano de Quito (Ctdmq) anunciou hoje a suspensão das atividades devido à falta de recursos econômicos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A paralisação do trabalho, que não está relacionada a protestos, envolve operadores urbanos, rurais e de serviços públicos combinados, de acordo com os organizadores.

‘Não é uma greve, mas uma suspensão pacífica de nossas atividades’, disse José Santamaría, presidente da organização.

Sobre os problemas econômicos, Santamaría especificou que eles carecem de recursos para a compra de combustível e a manutenção dos veículos.

Os diretores do Ctdmq também estão pedindo ao governo nacional que congele o preço do combustível, cujo aumento mensal os está afetando. Ao pedido eles acrescentam exigências para aumentar a tarifa da passagem em pelo menos 10 centavos de dólar, porque ela permanece inalterada em 25 centavos durante 18 anos e cujo valor não permite cobrir os custos da gasolina e do diesel.

A liberação dos preços dos combustíveis, ajustados aos preços internacionais do petróleo, foi o principal gatilho dos protestos populares realizados em todo o país durante 11 dias em outubro de 2019, época em que o Executivo decidiu revogar o decreto que pôs fim aos subsídios.

Entretanto, em maio de 2020, o Presidente Lenín Moreno reencenou o ajuste e a partir de julho a medida entrou em vigor, o que implica variações nas taxas a serem pagas mensalmente.

jf/scm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.