7 de December de 2021

NOTICIAS

Venezuela consolida caminho para reconciliação e unidade nacional

Venezuela consolida caminho para reconciliação e unidade nacional

Caracas, 1 mai (Prensa Latina) A Venezuela está hoje percorrendo a rota da unidade nacional, rumo à consolidação da paz, disse o presidente Nicolás Maduro após um encontro com representantes da Conferência Episcopal.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A beatificação do Dr. José Gregorio Hernández (1864-1919), aqui venerado como santo do povo e médico dos pobres, foi o centro dos acontecimentos do país sul-americano essa semana e suscitou novos apelos ao diálogo e ao acordo entre os venezuelanos .

‘A Venezuela deve se redescobrir, é hora de consolidar a paz da Venezuela e aqui vamos nós, esse é o nosso destino’, enfatizou ontem o chefe de Estado do Palácio de Miraflores, onde se encontrou com o núncio apostólico Aldo Giordano e o cardeal Baltazar Porras.

Da mesma forma, o presidente destacou a mensagem de paz enviada esta semana pelo Papa Francisco à nação sul-americana, na qual prometeu que nenhuma intervenção estrangeira impediria os venezuelanos de caminharem para a reconciliação e a unidade nacional.

‘Rezo para que o novo beato inspire, em particular, todos os dirigentes, (…) sindicatos, acadêmicos, políticos, empresários, religiosos, estudantes universitários, (…) a trabalhar seriamente na realização de uma unidade operativa’ ,afirmou Francisco em um vídeo divulgado pelo Vaticano.

É assim que deve ser, os venezuelanos entre nós, sem intervenção estrangeira, sem sanções, sem bloqueios, sem ameaças, devemos encontrar o nosso caminho, a nossa solução, sublinhou Maduro ao apoiar o apelo do Sumo Pontífice.

Na esfera política, a Assembleia Nacional (Parlamento) recebeu esta semana a lista de cidadãos nomeados para fazer parte da nova diretriz do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), resultado do processo de diálogo entre as principais forças políticas na Venezuela.

O chefe do Comitê de Nomeações Eleitorais, Giuseppe Alessandrello, destacou o extenso trabalho de análise das propostas apresentadas por diversos setores da sociedade, que resultou na seleção de 103 aspirantes a reitores da CNE.

Por sua vez, o Presidente do Parlamento, Jorge Rodríguez, destacou o cumprimento dos parâmetros estabelecidos no desenvolvimento do processo, especialmente a transparência e o diálogo permanente entre todos os setores políticos e sociais do país.

Rodríguez reiterou o caráter democrático da sociedade venezuelana, ao ratificar a rota eleitoral e o apoio ao voto popular como única forma de chegar ao poder na Venezuela.

A renovação da CNE e a recente revogação da Lei dos períodos constitucionais e legais dos poderes públicos, abrirão as portas para a celebração deste ano das eleições regionais e municipais na Venezuela, para a eleição de 23 governadores e 335 prefeitos.

jha / wup / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.