2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Começa investigação sob governo brasileiro por gestão contra Covid-19

Começa investigação sob governo brasileiro por gestão contra Covid-19

Brasília, 27 abr (Prensa Latina) Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) começará hoje a tratar de possíveis negligências e do uso de fundos federais pelo governo do Presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia da Covid-19 no Brasil.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com a Agência do Senado, com a instalação oficial, a CPI elegerá secretamente seu presidente, vice-presidente e relator.

Explicou que, na reunião de terça-feira, os membros da comissão terão a oportunidade de participar pessoalmente ou virtualmente.

O único candidato registrado para presidir a diretoria é o Senador Eduardo Girão, autor da candidatura que ampliou o foco da CPI. Espera-se também que o congressista Omar Aziz concorra nas eleições.

A criação da CPI foi solicitada pelo senador da oposição Randolfe Rodrigues, que explicou que se pretende ‘investigar as ações e omissões do governo federal no tratamento da pandemia (Covid-19) no Brasil’.

Especialmente, acrescentou, antes ‘da deterioração da saúde no Amazonas com a falta de oxigênio para os pacientes hospitalizados nos primeiros meses de 2021’.

Recentemente, o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha denunciou Bolsonaro pela prática de genocídio com a criação de um ‘corredor da morte’ que levou o país a liderar o mundo no número diário de mortes pela Covid-19.

Diante desses fatos, a presidência do país desenvolveu uma estratégia para neutralizar as alegações e enviou aos 13 ministérios que compõem o governo uma lista de 23 acusações potenciais contra o presidente e outras autoridades.

Entre as acusações estão a recusa do ex-militar, por razões políticas e ideológicas, de receber vacinas da China; o uso de medicamentos (como a cloroquina) sem provas científicas, ou sua recusa em tomar medidas de confinamento para deter a propagação da doença.

Um artigo no jornal Folha de São Paulo aludiu a possíveis cenários com esta CPI e inclui a hipótese de um futuro impeachment (julgamento político) contra o presidente.

Analistas comentaram à Folha que, apesar do que pode acontecer durante os debates na CPI, ‘as repetidas declarações do presidente negando a gravidade da pandemia e contra o isolamento seriam suficientes’ para abrir um processo de impeachment.

Até hoje, o Brasil perdeu 391.936 vidas e 14.369.423 pessoas infectadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19.

agp/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.