20 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Turquia privou água potável a um milhão de sírios

Turquia privou água potável a um milhão de sírios

Damasco, 26 abr (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores da Síria denunciou hoje que as forças turcas presentes nos territórios desta nação árabe cortaram a água potável a um milhão de sírios na província de Hasakeh, no nordeste do país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Reiteramos nossa firme condenação das práticas do ocupante turco e suas milícias extremistas de interromper por 17 dias consecutivos a operação da fábrica de água de Alouk que alimenta centenas de milhares de civis em Hasakeh, diz uma declaração do Ministério das Relações Exteriores.

A nota chama essa medida, que está sendo repetida pela 23 vez desde a entrada das forças turcas no norte da Síria em outubro de 2019, de forma brutal.

Esclarece que esta ação coincide com o agravamento da pandemia de Covid-19 e das altas temperaturas.

Isso viola as disposições do direito humanitário internacional, especialmente no que diz respeito à inadmissibilidade do uso da água como arma de guerra, observa o texto.

Anteriormente, o Vice Ministro das Relações Exteriores Bashar Jaafari convocou representantes das Nações Unidas e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha operando na Síria e exigiu que transmitissem a seus superiores em Nova York e Genebra a necessidade de pressionar as autoridades turcas para permitir imediatamente o bombeamento de água da usina Alouk.

As forças turcas ocupam vastas áreas nas províncias sírias do norte de Hasakeh, Raqa, Aleppo e Idlib, onde patrocinam as milícias ilegais do Exército Nacional Sírio.

Damasco chamou essa presença de ocupação e acusou Ancara de fazer uma mudança demográfica, prosseguindo uma política de turquificação, impondo sua moeda, mudando as abordagens escolares, impondo o turco como segunda língua e pressionando as famílias a substituí-los e substituí-los por outros leais a Ancara.

jf/fm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.