21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lei de Zonas Econômicas visa a reativação produtiva da Venezuela

Lei de Zonas Econômicas visa a reativação produtiva da Venezuela

Caracas, 23 abr (Prensa Latina) A Lei de Zonas Econômicas Especiais apresentada hoje à Assembleia Nacional (Parlamento) da Venezuela visa reativar o aparelho produtivo do país, disse o economista e congressista Jesús Faría.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O instrumento legal é vital em meio à situação causada pelo bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelo governo americano à nação sul-americana, disse o presidente da Comissão Permanente de Finanças e Desenvolvimento Econômico do órgão legislativo.

Em declarações ao site do Hinterlaces, o líder do Partido Socialista Unido da Venezuela destacou o objetivo central de moldar um novo sistema econômico nacional, além da dependência das exportações de petróleo, caminhando para a diversificação e a promoção de novas cadeias produtivas.

O especialista disse que Zonas Econômicas Especiais foram implementadas em muitos países, com sucesso em atrair investimentos, criar empregos, aumentar a produção e o desenvolvimento tecnológico.

Até hoje, a Venezuela possui Zonas Econômicas Especiais nos estados de Lara (Palavecino e Iribarren), Táchira (San Antonio-Ureña), Falcón (Paraguaná), Cojedes (Tinaquillo-San Carlos) e Miranda (Guarenas-Guatire).

Outras regiões estão esperando para serem catalogadas nesta linha, como o estado de La Guaira, e outras localidades nas demarcações estaduais de Sucre e Zulia.

A experiência incipiente da Venezuela nesta área ainda não se materializou nos termos e dimensões necessárias para falar sobre o desenvolvimento das forças produtivas, disse Jesús Faría.

Também explicou a necessidade de um alto grau de planejamento por parte do Estado para alcançar os objetivos contidos na Lei.

Em declarações recentes a Prensa Latina, Juan Arias, vice-ministro para o Desenvolvimento de Zonas Econômicas Especiais do Ministério da Indústria e Produção Nacional, assegurou que o instrumento legal permitirá atrair maiores investimentos e promover a automatização dos processos que regem o comércio exterior. Uma vez aprovado pelo Parlamento, a Venezuela estará em condições de superar as medidas coercitivas unilaterais impostas por Washington, pois permitirá atrair investimentos nacionais e estrangeiros, com um esquema de eficiência superior às capacidades produtivas do resto do país, disse o funcionário.

O novo enquadramento jurídico contribuirá para o desenvolvimento industrial, científico, tecnológico, financeiro, das criptomoedas e outras áreas da economia nacional, ‘serão zonas económicas potentes que vão dinamizar o sector exportador e permitir que o antigo modelo rentista do petróleo fique atrás ‘, frisou Arias.

oda / wup / bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.