19 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Falha de auditoria forense prevista no Líbano

Falha de auditoria forense prevista no Líbano

Beirute, 17 abr (Prensa Latina) Um especialista em investigações financeiras antecipou hoje o fracasso da auditoria forense do Banco Central do Líbano (Banque du Liban-BDL) devido à fragilidade do sistema judicial do país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O especialista Roy Ferneini questionou acerca das investigações: ‘Podemos garantir que o caso seja tratado com justiça e profissionalismo na justiça libanesa? ‘.

A resposta é não, foi respondida, porque primeiro o sistema judiciário deve ser reabilitado para que possa lidar com qualquer tratamento ilícito com transparência.

O Ministério da Fazenda solicitou à Álvarez & Marsal uma investigação exaustiva, mas ainda está indeciso em retomá-la, após renúncia devido à impossibilidade de obter todos os detalhes das operações do credor.

Em dezembro passado, o parlamento libanês aprovou a eliminação por um ano do sigilo bancário, um dos pretextos do Banco Central para não entregar a documentação e agora sua gestão garante que o fará.

É a primeira vez no Líbano que um governo solicita a ajuda de uma empresa internacional para realizar uma auditoria forense por suspeita de manipulações ilícitas e para saber o destino de milhões de dólares saqueados.

No entanto, especialistas alertam que, apenas acompanhada de um sistema judicial imparcial, tal investigação será eficaz.

E este não é o caso no Líbano, Ferneini disse em declarações citadas pelo The Daily Star.

‘O primeiro objetivo da auditoria forense é encontrar provas para apresentar em tribunal e quem está neste país, disse ele, carece de boa reputação’, disse ele.

Ferneini previu pouco sucesso à investigação que recorre a métodos criminalísticos, porque ela não será realizada enquanto os mesmos políticos governarem o país.

ymr/arc/kl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.