28 de November de 2021

NOTICIAS

Crise na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia

Crise na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia

Caracas 12 Abr (Prensa Latina) A Comissão Permanente de Política Interna da Assembleia Nacional (AN) da Venezuela iniciará uma investigação no estado de Apure, para verificar as supostas violações que hoje circulam na mídia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O deputado Orlando Zambrano, membro dessa comissão, assegurou que o Estado venezuelano é o mais interessado no esclarecimento do fato e anunciou que o Ministério Público nomeou dois promotores para cuidar do caso.

Ele denunciou que após os ataques de grupos irregulares colombianos em 21 de março na cidade de La Victoria, que levaram a um confronto com as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB), foi gerada uma campanha na mídia contra a Venezuela por supostas violações de direitos humanos.

‘Tentaram fazer crer que seis mil famílias emigraram de La Victoria para a Colômbia, mas esta região tem apenas três mil e quinhentas, segundo o censo. Entendemos que se trata de um negócio’, frisou o parlamentar.

Zambrano, explicou que na operação do Escudo Bolivariano realizada na fronteira, a FANB interveio de acordo com as leis sem violar a soberania do país vizinho, e acrescentou que ‘atuou sobre um grupo de traficantes de drogas’.

Ele falou a favor de um plano de desenvolvimento fronteiriço abrangente onde haja uma maior presença do Estado venezuelano, que envolva a questão econômica, produtiva e cultural.

Por sua vez, as forças armadas venezuelanas continuam posicionadas ao longo da fronteira, segundo fontes militares.

O Comando Operacional Estratégico da Força Armada Nacional Bolivariana (Ceofanb) posicionou suas tropas no estado de Apure e reforçou a vigilância em todos os territórios limítrofes com o país vizinho.

Como parte das ações de contenção, o alto comando militar ativou uma zona operacional especial de defesa integral, que abrange três municípios e mais de 700 quilômetros da linha de fronteira.

jcm/ycv/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.