Quem somos 

Quem Somos

A Agência Informativa Latino-americana Prensa Latina (PL) surgiu em Havana, Cuba, em 16 de junho de 1959. Seus primeiros sinais foram lançadas sem alvoroço, modestamente e em condições muito difíceis. Foi o primeiro projeto de comunicação latino-americano de alcance internacional com uma visão alternativa da realidade regional, eixo central de sua cobertura até nossos dias.

Desde sua fundação a PL tem alcançado uma vigorosa linha de ascensão ano após ano, que é reconhecida pelos especialistas como uma fonte obrigatória entre as principais agências de notícias de língua hispânica. Na prática, funciona como uma organização sem fins lucrativo, cujas utilidades se revertem em crescimento próprio.

Centenas de páginas digitais incluem em suas capas ou páginas referências ou links diretos da PL (www.prensa-latina.cu), incluise os principais buscadores do site.

PL possui 32 escritórios em igual número de países, a maioria na América Latina, considerando-a um meio essencial para o trabalho. Além de sua equipe de profissionais na sede central e de correspondentes no exterior, dispõe de mais de uma centena de colaboradores e especialistas em diferentes campos do saber em vários países, que junto ao pessoal oficial da agência fazem chegar sua mensagem diariamente a milhares de jornais, revistas, televisoras, agências de imprensa e emissoras de rádio em todo mundo.

Transmite cerca de 400 informes diários que formam principalmente o serviço mundial de notícias, o qual é recebido por via eletrônica por seus receptores. Conta com diversos sites para a difusão de seus produtos e serviços informativos em vários idiomas: espanhol, inglês, português, francês, italiano e russo.

Além disso, possui um dos maiores arquivos fotográficos da América Latina e Caribe, resultado de um direto e meticuloso trabalho de coberturas, seleção, classificação e conservação durante mais de meio século.

Uma experimentada equipe de jornalistas, fotógrafos, diagramadores e revisores encarregam-se de preparar os conteúdos e elaboração dezenas de publicações periódicas, delas, algumas próprias e outras realizadas por encomenda.

Assim, Prensa Latina Televisão também produz e realiza materiais de formato vídeo com fins diversos e oferece serviços de assistência técnica.

A Redação de Rádio emite diariamente dezenas de programas sobre os mais variados temas e distribui seus serviços a receptores em Cuba e outras partes do mundo em formato mp3 e mediante boletins. Por sua vez, Edições Prensa Latina elabora livros de diversas temáticas das ciências sociais, principalmente do prisma do jornalismo e seus gêneros, atendendo no fundamental à história e realidade cubanas. PL é e seguirá sendo a via informativa por excelência mediante a qual o mundo tem podido conhecer as alegrias e tristezas desse conjunto de países que parece um só: América Latina.