A nova espécie é Damarchus inazuma, um membro inédito do gênero Damarchus, que exibe um fenômeno genético incomum descrito pela primeira vez em sua família: possui características masculinas e femininas divididas ao longo do corpo.
De acordo com o site phys.org, o espécime intersexo, ou ginandromorfo, constitui o aspecto mais singular do estudo.
Este indivíduo apresenta uma clara divisão bilateral, caracterizada por um lado do corpo apresentar características masculinas (cor branca, morfologia das garras e mandíbulas), enquanto o outro exibe características femininas (cor laranja, presença de uma espermateca).
Ela foi batizada de Damarchus inazuma, inspirada em um personagem do mangá One Piece, que é capaz de mudar de sexo.
Sabe-se que o processo de coleta dos espécimes ocorreu entre 2019 e 2021 em áreas florestais pouco exploradas, onde os aracnídeos foram extraídos manualmente de suas tocas em forma de forquilha, típicas do gênero.
Eles foram coletados especificamente na área florestal de Nong Rong, distrito de Phanom Thuan, província de Kanchanaburi, no oeste da Tailândia.
O gênero Damarchus, um grupo de aranhas migalomorfas — também conhecidas como “aranhas-de-osso-da-vontade” ou aranhas em forma de forquilha —, está distribuído pelo sul e sudeste da Ásia.
Os espécimes coletados foram preservados em etanol e depositados no Museu de História Natural da Universidade de Chulalongkorn para análise morfológica detalhada, de acordo com o periódico científico Zootaxa.
Após a surpresa, esses espécimes, que apresentam uma divisão bilateral perfeita entre características masculinas e femininas, fenômeno conhecido como ginandromorfismo, agora serão objeto de pesquisa.
ro/dla / fav