O alerta incluiu Shaanxi, Mongólia Interior, Shanxi, Beijing, Tianjin, Hebei, Sichuan, Gansu e Ningxia, onde são esperadas chuvas fortes e, em algumas áreas, muito intensas.
A agência indicou que, de hoje até amanhã, as chuvas fortes continuarão no noroeste e norte da China, com quedas de temperatura de mais de 10 graus Celsius em partes de Liaoning, Hebei e Shanxi.
A Administração de Aviação Civil alertou que os aeroportos de Beijing, Tianjin, Shijiazhuang, Taiyuan, Hohhot e Yinchuan podem ser afetados, enquanto nuvens baixas e baixa visibilidade foram relatadas em Haikou e Kunming.
Esta quarta-feira é o último dia de um feriado de oito dias em homenagem ao Dia Nacional (1º de outubro) e ao Festival do Meio do Outono (6 de outubro), o que significa que haverá um fluxo significativo de viajantes.
As autoridades recomendaram que a população tome precauções ao retornar das férias, devido ao impacto das chuvas na mobilidade.
Eles também alertaram sobre os riscos para a colheita e secagem de grãos em províncias como Shaanxi, Shanxi e Hebei.
De acordo com especialistas, a atual estação chuvosa de outono no norte do país está apresentando uma intensidade incomum, enquanto o Sul enfrenta uma onda de calor prolongada com temperaturas recordes em províncias como Jiangxi, Fujian e Zhejiang.
kmg/idm / fav