Durante sua estadia em Dakar, de acordo com o programa, espera-se que o vice-presidente participe da edição 2025 do Fórum Invest in Senegal, evento dedicado a promover o comércio e o investimento entre essa nação, a África e o mundo.
Convidado pelo primeiro-ministro senegalês, Ousmane Sonko, Mashatile aproveitará o encontro para destacar as oportunidades que a Agenda Nacional de Transformação 2025 do Senegal oferece a potenciais investidores.
Além disso, como parte de sua viagem de trabalho, o vice-presidente sul-africano manterá conversações com Sonko com o objetivo de consolidar as relações bilaterais políticas e econômicas entre os dois países.
A agenda inclui fortalecer o comércio e o investimento com vistas a gerar empregos, impulsionar a industrialização, a manufatura e a valorização dos recursos naturais em ambas as nações.
As consultas buscarão aumentar a produtividade e a competitividade das economias sul-africana e senegalesa, promovendo processos de transformação econômica que contribuam para o crescimento sustentável e o bem-estar social, de acordo com o texto.
Mashatile está acompanhado por Zuko Godlimpi, vice-ministro do Comércio, Indústria e Concorrência.
Desde 2020, o Senegal implementou uma estratégia nacional que busca diversificar sua economia, favorecendo setores-chave como agricultura, pesca, mineração e tecnologia, o que abre uma gama de oportunidades para investidores no continente africano.
A visita também se insere no fortalecimento das relações entre a África do Sul e o Senegal, dois países que compartilham interesses na integração econômica continental e na cooperação política, dentro de marcos multilaterais como a União Africana e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
mem/mv/bm