De acordo com o último boletim do Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica, às 14h00 (hora local) deste domingo, Matmo encontrava-se a cerca de 270 quilómetros a sudeste de Mong Cai, na província de Quang Ninh.
O vento mais forte registrado é de nível 12-13 (118-149 km/h), com rajadas de nível 16 (184 a 201 km/h) e a tempestade move-se na direção oeste-noroeste a uma velocidade de cerca de 20-25 km/h, pelo que se estima que às 01:00 desta segunda-feira chegará às zonas costeiras de Quang Ninh e Guangxi (China).
Neste momento, o risco de catástrofe do Matmo atinge o nível 3 na zona marítima noroeste do Mar do Nordeste, no Golfo Norte de Tonkín e na área continental costeira desde Quang Ninh até Hung Yen, província de Lang Son.
Na zona noroeste do Mar do Nordeste, haverá ventos fortes de nível 8-10, que na área próxima ao olho do furacão atingirão níveis 11-13 com rajadas de 15-16. A altura das ondas oscilará entre quatro e oito metros, pelo que o mar estará muito agitado e será extremamente destrutivo, capaz de afundar grandes navios.
Por outro lado, as zonas costeiras e ilhas das províncias de Quang Ninh e Hai Phong sofrerão marés ciclônicas de 0,4 a 0,6 m, prevendo-se inundações em zonas baixas e fozes de rios devido à subida das águas e às fortes ondas a partir da tarde e noite de 5 de outubro.
O Centro insistiu no seu relatório mais recente que o clima no mar e nas zonas costeiras durante a tempestade «é extremamente perigoso e inseguro para qualquer veículo ou estrutura que opere na zona de perigo, como: cruzeiros, navios de passageiros, navios de transporte, gaiolas, jangadas, zonas de aquicultura, diques, aterros e estradas costeiras». Os veículos correm um alto risco de capotar, sofrer danos e inundações devido aos ventos fortes, ondas grandes e aumento do nível do mar, enfatizou.
Desde esta noite e até ao meio-dia de amanhã, nas zonas costeiras de Quang Ninh até à província de Hung Yen e Lang Son, os ventos irão aumentar gradualmente, enquanto nas regiões montanhosas e centrais do norte haverá chuvas fortes, com precipitações de 150-250 mm, que localmente podem ultrapassar os 400 mm.
Hanói, por sua vez, é menos suscetível a ser afetada por tempestades, mas deve estar atenta a trovoadas, tornados e fortes rajadas de vento. Prevê-se que desde a madrugada desta segunda-feira até ao final da terça-feira haja aqui chuvas moderadas a fortes, indicou a mesma fonte.
O Estado-Maior do Exército Popular do Vietnã emitiu hoje um despacho oficial dirigido a agências e unidades militares ordenando-lhes que se concentrem na resposta ao tufão Matmo e identifiquem áreas potenciais de desastre, com risco de inundações repentinas, deslizamentos de terra, diques fracos, barragens e zonas que possam ficar isoladas. Encarregou ainda o Grupo de Telecomunicações da Indústria Militar de estabelecer um Centro de Comando Avançado e garantir tudo o que for necessário para servir o Governo e o primeiro-ministro na direção e operação da resposta à tempestade.
mem/mpm/hb