Esta força será fundamental para garantir a implementação bem-sucedida da Resolução do 14º Congresso Nacional do PCV e das políticas estratégicas do Partido na nova era de desenvolvimento do país, enfatizou durante seu discurso no 8º Congresso do Comitê Central de Segurança Pública do PCV, 2025-2030.
O líder vietnamita enfatizou que este é um evento de especial importância para a proteção da segurança nacional e da ordem social, bem como para a defesa da independência, soberania e integridade territorial do país no novo período revolucionário.
To Lam revisou as inúmeras conquistas do Comitê Central de Segurança Pública do Partido no período recente e destacou, em particular, seu trabalho de consultoria estratégica, que compreende plenamente o espírito de “segurança proativa”, tomando a iniciativa e prestando consultoria para gerenciar eficazmente situações complexas.
Além disso, acrescentou, “tiveram a coragem de propor a melhoria das relações com vários parceiros-chave, contribuindo não apenas para superar o risco de o país ficar estagnado ou preso no ‘tabuleiro de xadrez político’ de um grande país, mas também para criar uma posição sólida que contribua para a melhoria do prestígio e da imagem” da nação.
Referindo-se à proteção da segurança nacional, elogiou o combate, o desmantelamento e a neutralização de centenas de agentes de inteligência, bases de espionagem e espiões dentro e fora do país, bem como a prevenção e o combate à sabotagem por parte de inúmeras organizações reacionárias no exílio e grupos de oposição interna.
Ele também elogiou a luta resoluta contra todos os tipos de crimes, especialmente corrupção, desperdício e crimes relacionados a drogas, reduzindo os crimes sociais em 5% ao ano e investigando de forma completa, rigorosa, completa e legal muitos casos graves de corrupção, com o espírito de “zonas proibidas, sem exceções”.
Além disso, afirmou, o Comitê do Partido liderou efetivamente a implementação de todos os aspectos do trabalho de Segurança Pública para servir ao desenvolvimento socioeconômico e à população, e atingiu com sucesso as metas estabelecidas, alcançando progresso e crescimento notáveis.
To Lam também se referiu ao período entre agora e 2030, que deverá testemunhar uma competição estratégica cada vez mais acirrada entre as grandes potências, inúmeras instabilidades e uma evolução complexa da segurança, tanto tradicional quanto não tradicional.
Esta etapa, enfatizou, também será decisiva para a implementação dos dois objetivos estratégicos dos 100 anos de liderança do Partido e do centenário da fundação do país, que acaba de passar por uma transformação histórica com o estabelecimento de um modelo de governo local de dois níveis e um espaço de desenvolvimento replanejado.
Nesse sentido, ele pediu foco na identificação e proteção firmes da segurança em novos espaços e áreas, e na prevenção proativa de novas formas de violações da segurança nacional (robôs, drones e guerra cibernética, entre outros).
Para tanto, ele indicou a promoção do poder da ciência e da tecnologia, especialmente da inteligência artificial e quântica, e a construção e promoção do papel da Polícia Comunitária, que participa da proteção da segurança e da ordem em nível local e está intimamente ligada à população.
ga/mpm/glmv