Sábado, Outubro 04, 2025
NOTÍCIA

Pesquisas, contos e coletâneas de poesia convidam no evento literario

Havana, 4 de outubro (Prensa Latina) O tradicional programa semanal em Havana Velha, "Sábado do Livro", convida seus participantes regulares hoje a ler diversos textos, incluindo uma coletânea de poemas, um texto narrativo e um texto investigativo.

Organizados pelo Instituto Cubano do Livro (ICL), os exemplares, publicados pelas Ediciones Santiago, são intitulados “Poesia Colecionada”, de Eduard Encina; “Da Água e da Morte: Higiene Pública em Santiago de Cuba”, de Olga Portuondo; “Antologia Pessoal”, de Aida Bahr; e “O Rei das Bonecas”, do escritor, romancista e jornalista italiano Edmundo De Amicis, um autor brilhante lembrado, sobretudo, por seu romance de 1886, “Coração: Diário de uma Criança”.

“Poesias Colecionadas”, de Eduard Encina, reúne as sete coletâneas de poemas publicadas, duas delas publicadas postumamente pelo autor durante sua curta vida como escritor.

Este livro pretende constituir a ressurreição espiritual de um talento a quem se deve negar o silêncio e a derrota do tempo, publicado pelo ICL.

Que estes fragmentos coletados sejam o eco de seus passos, o sopro de ar fresco que passou e que nos recusamos a ver derrubado como um jagüey, e que permaneça inteiro e digno em seu devido lugar de privilégio: no coração da luz, no pulsar das palavras, na pátria da poesia eterna, concluiu a instituição.

O outro exemplar é “Da Água e da Morte”. Higiene Pública em Santiago de Cuba, de Olga Portuondo, uma investigação que explora as origens e os avanços do saneamento na cidade ao longo de mais de quatro séculos.

Este livro destaca a construção de aquedutos e cemitérios como exemplos de progresso na urbanização.

“Antologia Pessoal”, de Aida Bahr, abrange uma seleção de narrativas requintadas, observou o ICL.

Suas histórias, além de anedotas e estruturas narrativas, permitem compreender a trama da nação cubana a partir de uma perspectiva feminina.

Quanto à última obra a destacar aqui, trata-se de “O Rei das Bonecas”, de Edmundo De Amicis, que transita entre o cômico, o trágico, o aparentemente infantil e o adulto, revelando o autor como um explorador sutil da condição humana.

Segundo a instituição, trata-se de uma história com ideias sugestivas sobre desejo, paixão e sensualidade sem preconceitos.

A rua de madeira testemunhará mais uma vez os encontros literários realizados na Plaza de Armas para conhecer escritores nacionais e estrangeiros.

idm/dpm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa