Sexta-feira, Outubro 03, 2025
NOTÍCIA

Índia e Rússia em exercícios militares conjuntos

Nova Delhi, 3 out (Prensa Latina) Tropas da Índia e da Rússia continuam hoje os exercícios militares “Indra 2025” na região desértica do Rajastão, programados para 15 dias a partir de 1º de outubro.

Cerca de 250 militares russos participam junto com as tropas indianas nos exercícios, segundo informou a embaixada da Rússia em Nova Delhi.

“Os exercícios conjuntos confirmam a natureza da parceria estratégica especial e privilegiada entre Moscou e Nova Delhi”, ratificou a missão diplomática da nação eurasiana.

As manobras são realizadas perto da cidade de Bikaner, simulando condições desérticas, acrescentou o comunicado.

A série de exercícios Indra tem sido um elemento habitual da cooperação militar entre a Índia e a Rússia, e é realizada aproximadamente a cada dois anos, alternando a sede entre os dois países, de acordo com a correspondência da Rússia Today na Índia.

Ambos os países realizaram numerosos exercícios conjuntos terrestres, aéreos e marítimos, como Indra, Avia Indra e Indra Navy, que serviram como plataformas fundamentais para compartilhar boas práticas, melhorar as táticas e os procedimentos operacionais conjuntos e aprofundar o entendimento mútuo, de acordo com o Ministério da Defesa da Índia.

Os exercícios Indra Navy 2025, realizados na Baía de Bengala em abril, incluíram diversas atividades, como treinamento em comunicação, manobras em formação e disparos de artilharia contra alvos marítimos e aéreos, detalhou o meio de comunicação russo.

Moscou e Nova Delhi declararam que os exercícios conjuntos não são direcionados a nenhum país em particular nem estão ligados às tensões mundiais atuais.

Autoridades de defesa da Índia e da Rússia realizam reuniões anuais, alternando entre Moscou e Nova Delhi, para analisar o andamento dos projetos em andamento e outros aspectos da cooperação, informou a RT.

A cooperação técnico-militar entre Moscou e Nova Delhi evoluiu para abranger pesquisa conjunta, projeto, desenvolvimento e produção de sofisticados sistemas militares.

As principais colaborações incluem o desenvolvimento conjunto do míssil de cruzeiro BrahMos, a produção sob licença de caças e tanques T-90 e a fabricação de rifles AK-203 na Índia sob o programa de autossuficiência impulsionado pela nação sul-asiática.

mem/lrd/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa