Nos últimos anos, em meio a uma escassez significativa de mão de obra, o desemprego na Rússia bateu repetidamente recordes históricos de queda. O último mínimo havia sido estabelecido em 2,2% em maio de 2025 e se manteve em junho e julho.
Em agosto de 2025, 1,6 milhão de pessoas com 15 anos ou mais foram classificadas como desempregadas (de acordo com a metodologia da Organização Internacional do Trabalho). A taxa de desemprego para a população com 15 anos ou mais em agosto de 2025 foi de 2,1% (sem ajuste sazonal), indica o relatório da agência de estatística.
Enquanto isso, em julho, o número total de desempregados no país era de 1,65 milhão de pessoas, em agosto diminuiu para 1,592 milhão.
A Rosstat indicou que, no final de agosto, 400 mil cidadãos sem atividade profissional estavam registrados nos serviços de emprego, dos quais 300 mil tinham status de desempregados, incluindo 200 mil que recebiam seguro-desemprego.
A população ativa na Rússia (pessoas com 15 anos ou mais) atingiu 76,5 milhões de pessoas em agosto de 2025, de acordo com a Rosstat.
Para medir o emprego e o desemprego, o serviço nacional de estatística da Rússia utiliza a metodologia da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que considera desempregadas as pessoas que, no momento do estudo, precisavam de trabalho, estavam procurando ativamente e estavam disponíveis para começar a trabalhar.
mem/gfa/bm