O evento multicultural inspira, sensibiliza e conecta muitas pessoas; é um prazer poder trabalhar em um projeto com duas vertentes: cultural e de desenvolvimento local, afirmou o diretor do festival, Sergio Benvenuto, em recente coletiva de imprensa.
O 20º FICGIBARA 2026 permitirá a inscrição de obras de qualquer nacionalidade, em seu idioma original e com legendas em espanhol; o prazo para inscrições é entre 2024 e a data de encerramento desta convocatória, de acordo com a publicação no site do festival.
As categorias concorrentes são Longa-Metragem de Ficção, Curta-Metragem de Ficção, Longa-Metragem Documentário, Curta-Metragem Documentário, Animação e Audiovisual Experimental.
Os filmes concorrerão ao Prêmio Lucía, principal premiação do festival, além de outros prêmios complementares. Os pré-requisitos para as categorias Filmes em Andamento e Factoría del Cine Pobre 2026 serão divulgados nas próximas semanas.
Os interessados devem enviar um formulário de inscrição, que estará disponível no site, onde são publicados todos os detalhes do evento, de 6 de outubro a 5 de janeiro de 2026, sendo o prazo final para inscrições 5 de janeiro de 2026.
O Festival de Cinema Gibara Pobre foi fundado em 2003 e integra eventos artísticos, debates teóricos e participação comunitária. É um dos eventos mais conceituados do cenário alternativo da sétima arte na América Latina.
ro/mml/vnl/glmv