Sexta-feira, Outubro 03, 2025
NOTÍCIA

Israel causa destruição sem precedentes em Gaza, alerta ONU

Nações Unidas, 29 de setembro (Prensa Latina) As operações militares de Israel estão causando destruição sem precedentes em Gaza, e a situação é moral, política e legalmente insustentável, alertou hoje Ramiz Alakbarov, coordenador humanitário das Nações Unidas (ONU).

Perante o Conselho de Segurança da ONU, Alakbarov observou que um limite crítico foi atingido e também expressou sua preocupação com a Cisjordânia.

Mais de 65.000 pessoas foram mortas pelas forças israelenses desde outubro de 2023, e mais de meio milhão são afetadas pela fome em curso na Faixa de Gaza, que causou a morte de mais de 400.

“A ajuda humanitária continua sendo prejudicada”, alertou Alakbarov, denunciando o deslocamento forçado de inúmeras famílias palestinas, que são enviadas para locais de recepção superlotados, sem água, eletricidade e assistência médica.

Embora o Conselho tenha instado Tel Aviv a cessar imediata e completamente o estabelecimento de assentamentos no território ocupado, o oposto está acontecendo, e de junho a setembro, as autoridades israelenses avançaram ou aprovaram a construção de mais de 20 mil 800 unidades habitacionais na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, acrescentou.

Ele também observou que, se implementado, o plano dividiria a Cisjordânia em duas partes, prejudicando a continuidade territorial de um futuro Estado palestino independente, conforme defendido pela solução de dois Estados apoiada pela ONU.

“Os assentamentos israelenses não têm validade legal e são uma violação flagrante do direito internacional”, afirmou.

arc/gas/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa