Zylstra Pérez apresentou o tema “O Poder Oculto das Histórias: Literatura Infantil, Símbolo e Resistência”, com base em seu projeto de tese, “Literatura Infantil como Veículo Cultural e Simbólico: Uma Análise da Evolução e Relevância em Contextos Contemporâneos”.
Como introdução, ela argumentou que as histórias contribuem para a construção de imaginários, valores e emoções que moldam a realidade social.
Ela também definiu a literatura infantil e juvenil como um conjunto de produções artísticas e literárias que se conectam com outros códigos aos quais as crianças têm acesso nas primeiras etapas de seu desenvolvimento linguístico e cultural.
Na ocasião, a palestrante apresentou biografias de importantes autores da literatura infantil dominicana, incluindo Juan Bosch, Marcio Veloz Maggiolo, Manuel Peña Muñoz, Emelda Ramos e Leibi Ng, destacando suas contribuições para o desenvolvimento cultural do país.
Ela defendeu o papel da literatura infantil na preservação da memória coletiva e na transmissão de valores espirituais e morais para crianças e adolescentes.
O evento aconteceu no Pavilhão da Biblioteca Aberta, Sala Flérida de Nolasco, da Biblioteca Nacional Pedro Henríquez Ureña, e contou com a presença de escritores, professores, alunos e público em geral.
A Feira, dedicada ao historiador Frank Moya Pons, será realizada de 25 de setembro a 5 de outubro na Praça Cultural Juan Pablo Duarte, na capital.
Esta 27ª edição tem como foco a literatura infantil e juvenil e conta com a Rede Latino-Americana de Feiras e Festivais Literários como convidada de honra.
arc/mpv/glmv