Presidida pelo presidente Xi Jinping, a reunião avaliou as propostas deste documento, que será apresentado na IV Sessão Plenária do XX Comitê Central do PCC, prevista para os dias 20 a 23 de outubro próximo.
De acordo com o Bureau Político, a proposta reflete com precisão os desafios atuais e projeta um plano estratégico para os próximos cinco anos.
O texto propõe consolidar a modernização chinesa por meio de reformas, abertura, inovação e desenvolvimento de alta qualidade.
O Bureau Político destacou que o período de 2026 a 2030 deve garantir benefícios mais equitativos para a população e combinar mercado e planejamento estatal.
Também apelou ao reforço da segurança nacional e da prevenção de riscos como apoio ao crescimento econômico.
O órgão destacou a necessidade de manter a liderança integral do Partido em todo o processo de modernização.
O Comitê Central realizará a reunião plenária em Beijing com o objetivo de aprovar o documento definitivo, que traçará as prioridades econômicas e sociais da China até 2030.
Em uma reunião recente, a alta cúpula do país analisou a atual situação econômica nacional.
De acordo com o relatório dessa reunião, foi apontado que o período do XV Plano Quinquenal é uma fase crucial para consolidar as bases e envidar esforços integrais para realizar basicamente a modernização socialista.
O documento deve ser regido pelo marxismo-leninismo, pelo pensamento do líder histórico Mao Zedong, pela teoria de Deng Xiaoping, pela Visão Científica do Desenvolvimento e, de forma integral, pelo pensamento de Xi Jinping sobre o socialismo com características chinesas para uma nova era.
De acordo com o relatório oficial, a China priorizará a construção de um novo padrão de desenvolvimento, a integração das agendas interna e externa e o equilíbrio entre crescimento e segurança.
ro/idm/bm