O projeto estratégico, desenvolvido com a cooperação técnica da Coreia do Sul, estimou que, dentro deste, o mais eficaz a curto prazo seria potenciar o sistema Transmetro, a partir do apoio financeiro do governo.
Outro aspecto relevante é a instalação do sistema de eletromobilidade por meio de autocarros elétricos, que favorecem o uso de energia verde e reduzem a emissão de gases.
A proposta, considerada pelo presidente Bernardo Arévalo como histórica para melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas, contempla uma projeção de 20 anos e contém quatro eixos, centrados nos 17 municípios do departamento da capital.
Estabelece o projeto de três circunvalações principais, com uma extensão de 123,2 quilômetros, que conectam vários pontos, além de cinco conexões intermunicipais ou «vias radiais», que somam 46,15 quilômetros.
Como parte do traçado desta via, de acordo com o jornal local La Hora, refere-se a construção de estruturas-chave: quatro pontes que atingiriam um total de 1,6 quilômetros, um túnel de quatro quilômetros e duas passagens superiores com um comprimento combinado de 410 metros.
Os autores do documento também sugeriram um corredor regional no sentido leste-oeste, projetado para conectar o município de Mixco a Santa Catarina Pinula.
O plano prevê, além disso, a implementação de um sistema de circuito fechado de televisão e segurança rodoviária, composto por 350 câmaras e software, bem como a instalação de dois centros de monitorização.
Incluiu igualmente o reforço das capacidades do pessoal das municipalidades do departamento da Guatemala e do governo central em matéria de transportes, mobilidade e planejamento urbano.
Estamos numa situação em que, por vezes, parece que aceitamos como inevitável esta condição que nos obriga a consumir a nossa vida em longas filas de trânsito, sublinhou o presidente ao divulgar a iniciativa.
O ministro das Comunicações, Infraestruturas e Habitação, Miguel Ángel Díaz, comentou, por sua vez, que todas as vias propostas são consideradas prioritárias para pôr em prática o plano de mobilidade.
lam/znc/hb