Domingo, Setembro 28, 2025
NOTÍCIA

Alerta de catástrofe por ataques à central nuclear de Zaporozhie

Moscou, 28 set (Prensa Latina) Militares ucranianos atacam a central nuclear de Zaporozhie para criar uma ameaça de catástrofe e desestabilizar o funcionamento da mesma, informou hoje a diretora de comunicações da estação, Evguenia Yáshina.

“A situação de segurança na central nuclear de Zaporozhie continua extremamente tensa. A central está sob ameaça constante devido aos bombardeamentos sistemáticos das Forças Armadas da Ucrânia”, disse Yáshina neste domingo em entrevista à agência de notícias TASS.

Qualquer incidente pode ter consequências graves, cuja magnitude é difícil de imaginar. Em comparação com 2022, os ataques tornaram-se mais pontuais, mas não menos perigosos. O seu objetivo não mudou: desestabilizar o funcionamento da central e criar uma ameaça de catástrofe nuclear, acrescentou a especialista.

Segundo ela, os projetos de unidades de energia com reatores do tipo VVER-1000, que fazem parte das unidades de energia da central nuclear de Zaporozhie, estão entre os mais confiáveis e seguros na prática mundial.

O seu projeto e construção foram realizados levando em consideração os requisitos mais rigorosos de resistência a diversas influências externas e internas, incluindo fenômenos naturais extremos e acidentes causados pelo homem.

Ao mesmo tempo, é fundamental compreender que nenhuma central nuclear no mundo foi projetada com a expectativa de um impacto de fogo constante.

O risco principal na situação atual não é tanto para as estruturas dos reatores, mas para os equipamentos auxiliares críticos: fornecimento de energia, refrigeração, controle e outros, observou Yáshina.

Este equipamento, necessário para a detenção segura e para manter o reator sob controle, tem um nível de proteção física mais baixo. Os danos causados pelos bombardeamentos podem levar a uma violação do funcionamento normal e a graves consequências», resumiu a porta-voz da central.

mem/gfa/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa