Domingo, Setembro 28, 2025
NOTÍCIA

To Lam ratifica confiança absoluta na Segurança Pública Popular

Hanói, 28 set (Prensa Latina) O secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã (PCV), To Lam, ratificou hoje a confiança absoluta que essa organização política de vanguarda, o Estado e o povo depositam na força da Segurança Pública Popular.

A proteção da segurança e da ordem deve tornar-se a base para o sucesso de um desenvolvimento sustentável e de alta qualidade, sublinhou o máximo dirigente num artigo intitulado «Segurança Pública Popular pelo Partido e pelo povo», divulgado pela agência noticiosa VNA.

O texto destaca de forma particular o desempenho e a contribuição desta força durante o mandato da VII Assembleia do PCV da Segurança Pública Central (2020-2025), que, afirma, se consolidou como um período de sucesso.

A este respeito, precisa que, durante esse período, o panorama mundial e regional foi marcado por transformações rápidas, amplas e complexas, com fenômenos imprevistos e sem precedentes, apesar dos quais o país se concentrou em acelerar e avançar com determinação no processo de renovação.

Com uma vontade firme, sob a liderança sábia e acertada do Comitê Central do PCV e do Burô Político, e com o apoio unânime do povo, foi possível superar em grande medida as dificuldades e obstáculos e cumprir, e até mesmo superar, as metas e objetivos estabelecidos pelo XIII Congresso Nacional do Partido, destacou.

Em tudo isso, ressaltou To Lam, «a Segurança Pública Popular desempenhou um papel fundamental e digno de reconhecimento», além de cumprir o objetivo de construir uma força «verdadeiramente transparente, sólida, regular, de elite e moderna, capaz de responder às exigências e missões na nova conjuntura».

A imagem dos quadros e combatentes da Segurança Pública sempre presentes em pontos críticos, difíceis e perigosos, dedicando-se a proteger a vida e os bens do povo, refletiu a eficácia no estudo e acompanhamento do pensamento, da ética e do estilo de Ho Chi Minh, e na implementação de seus seis ensinamentos, enfatizou.

Referindo-se às tarefas do novo mandato (2025-2030), ele ressaltou que este se desenvolverá em momentos em que o país inicia uma nova era de “desenvolvimento próspero e poderoso, repleto de oportunidades e vantagens essenciais, embora também enfrentando múltiplas dificuldades e desafios”.

Nesse sentido, ele aponta a necessidade de antecipar e avaliar com precisão a situação, concentrar-se na identificação e defesa firme da segurança nos novos espaços e âmbitos, e estreitar a coordenação com o Exército Popular, a diplomacia e outros setores para manter um ambiente pacífico e estável em qualquer circunstância.

É também necessário continuar a reduzir de forma sustentável a criminalidade, construir comunas e bairros livres de criminalidade e drogas, forjar uma sociedade ordeira, disciplinada, segura e saudável, e consolidar o espírito da «supremacia da lei».

Além disso, ampliar a cooperação internacional para criar cinturões de segurança que permitam enfrentar de forma eficaz os desafios e ameaças à segurança e aos interesses nacionais com antecedência, à distância e além das fronteiras territoriais, apontou.

mem/mpm/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa